No módulo Folha de Pagamento, após realizar uma admissão ou alteração cadastral ou contratual e monitorar o retorno dos eventos S-2200, S-2205 ou S-2206 rejeitados em eSocial > Gerenciador de Eventos, com a seguinte inconsistência:
"O CPF informado não localizado no Cadastro da RFB ou Está em Situação Irregular... ."
Solução:
1. Dê dois cliques no evento rejeitado para visualizar se o CPF informado está correto em relação a qualificação cadastral do eSocial, conforme artigo Como Conferir se os Dados do Funcionário estão Corretos para o eSocial.
2. Se o CPF informado estiver errado, faça a correção entrando no cadastro da pessoa com a mesma data da admissão ou da alteração (dependendo do evento que estiver rejeitado).
3. Se o CPF informado estiver correto, será necessário solicitar a regularização com a Receita Federal. Isso pode ser feito por meio do site da Receita. Após enviar o pedido de regularização, se necessário, retornará uma mensagem informando que o responsável pelo CPF precisa ir pessoalmente até uma agência da Receita Federal.
4. Após regularização, reenvie o evento rejeitado, clicando ao lado do campo Data de Geração e no botão Reenviar.
5. Monitore o retorno do evento aceito conforme artigo Como Monitorar os Eventos do eSocial.
Dica:
Consulte o CPF do colaborador no site da Receita Federal para validar se a situação está regular.