Ao monitorar o retorno dos eventos em eSocial > Gerenciador de Eventos e verificar que os mesmos se encontram Rejeitados pelo motivo:
'72 - Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema do CPF. A falha pode ser temporária, tente novamente mais tarde.'
Causa:
Possível instabilidade temporária por parte do webservice do eSocial que não processou o envio realizado pelo seu sistema, sendo necessário aguardar e reenviar o evento posteriormente quando a instabilidade estiver normalizada.
Solução:
Como Reenviar os Eventos Rejeitados?
Para reenvio dos eventos, deve-se observar o tipo de evento que está sendo reenviado, pois as tratativas serão diferentes:
1. Nos casos de Eventos Mensais Rejeitados, deve-se realizar a exclusão e geração dos Eventos Mensais até que sejam aceitos:
1.1 Reabra o Fechamento Mensal correspondente (se estiver fechado), no módulo Folha de Pagamento através do menu eSocial > Reabertura dos Eventos Mensais.
1.2. No módulo Folha de Pagamento acesse o menu: eSocial > Exclusão dos Eventos Mensais.
1.3. No módulo Folha de Pagamento acesse o menu eSocial > Geração dos Eventos Mensais.
1.4 No módulo Folha de Pagamento, realize novamente o Fechamento dos Eventos Mensais através do menu eSocial > Fechamento dos Eventos Mensais.
2. Nos de eventos Não Periódicos, como Admissão, Reintegração e Desligamento:
2.1 Reenvie o evento rejeitado. Para isto, selecione o evento e clique no botão .
2.2 Verifique se o evento foi aceito.
Observação:
Se após um longo período de tempo/espera ainda permaneça o erro, abra um chamado no eSocial:
1. Acesse a opção Contato > Seção Empresas > Produção Empresas.
2. Preencha os campos e também informe o identificador (ID) do Evento Rejeitado, que pode ser consultado no menu eSocial > Gerenciador de Eventos campo Identificador: