Situação:
Esta inconsistência ocorre quando se está tentando gerar uma Alteração de Contrato com data anterior a data de admissão do colaborador, ou na Atualização dos Dados Cadastrais do sistema.
"Não foi possível realizar a integração com o eSocial.
Ocorreu inconsistência ao gerar o Evento 'S-xxxx '.
A Data para registro das alterações informada deve ser igual ou posterior à data de admissão/início das atividades no empregador."
Solução:
Entendas as situações e verifique como ajustar:
- Alteração de Contratual:
1. Acesse o menu Cadastramento > Contratos e confirme qual é a data de admissão do colaborador.
2. Analise com qual data está sendo informada a alteração de contrato. Esta deve ser igual ou posterior à data de admissão.
Observação: Para reajuste salarial, orientamos sempre utilizar a data atual. Veja o material
Com Qual Data Informar a Alteração de Salário.
- Atualização dos Dados Cadastrais:
Esta inconsistência ocorre no momento em que o usuário abre o sistema e realiza as atualizações de contrato no módulo Folha de Pagamento.
Ocorre pois foi feita uma admissão com data futura e em seguida foi realizada alteração neste contrato com data posterior à admissão.
Exemplo:
Data da admissão: 13/10/2020
Data do cadastro no sistema: 08/10/2020
Data da alteração no contrato: 14/10/2020
Data da Atualização dos Dados Cadastrais: 09/10/2020
Ao entrar no sistema no dia 09/10/2020 a admissão ainda não consta no eSocial, e consequentemente não é possível gerar o evento de alteração de contrato. Esta inconsistência irá ocorrer nas atualizações até a data de admissão, porém ela pode ser desconsiderada, pois se trata de um alerta apenas, no dia 13/10/2020 quando o funcionário iniciar as atividades na empresa esse S-2206/S-2306 será enviado. A empresa pode fazer o monitoramento do evento aceito conforme este artigo: Como Monitorar os Eventos do eSocial.