Se o Portal RH estiver parametrizado para utilizar a plataforma de assinatura de documentos Assinatura Metadados, é possível realizar a assinatura de documentos em lote, ou seja, assinar mais de um documento de uma única vez. Este recurso é útil em caso de gestores, por exemplo, onde eles teriam um grande volume de documentos para assinar.
Para realizar a assinatura de um documento em lote, siga os passos abaixo:
1 - No Portal RH, acesse a opção Meus Documentos, no menu à esquerda;
2 - No campo Tipo de Assinatura, selecione a opção Assinatura Eletrônica. A assinatura em lote vale apenas para este tipo de assinatura e é obrigatório seleciona-lo para prosseguir com o processo;
3 - Serão exibidos caixas para marcar ao lado de cada documento a ser assinado. Marque os documentos desejados para assinatura em lote.
4 - Clique no botão Assinar em Lote.
Ao clicar no botão Assinar em Lote, será exibida a mensagem abaixo:
Significa que o Portal RH irá realizar o processo de assinatura em segundo plano, para que seja possível ir utilizando o Portal RH nesse meio tempo. Então, enquanto o Portal RH fica processando os documentos para serem assinados de forma coletiva, o usuário poderá utilizar os demais recursos do Portal RH normalmente, não necessitando esperar finalizar a assinatura dos documentos.
Após finalizar o processo de assinatura em lote, o usuário receberá uma notificação no Portal RH avisando que o processo foi concluído, conforme abaixo:
OBS.: Caso a opção de assinar em lote não esteja disponível, será necessário realizar a liberação dela nas configurações, instruções no artigo Como parametrizar assinatura eletrônica do Portal RH para plataforma Assinatura Metadados.