Conceito: Este evento é opcional, a ser utilizado quando não for possível enviar todas as informações do evento “S-2200 – Cadastramento Inicial e Admissão/Ingresso de Trabalhador” até o final do dia imediatamente anterior ao do início da respectiva prestação do serviço. Para tanto, deve ser informado: CNPJ/CPF do empregador, CPF do trabalhador, data de nascimento e data de admissão do empregado. É imprescindível o envio posterior do evento S-2200 para complementar as informações da admissão e regularizar o registro do empregado.Fonte MOS 2.4
Prazo de Envio: Deve ser enviado até o final do dia imediatamente anterior ao do início da prestação do serviço pelo trabalhador admitido. No caso de admissão de empregado na data do início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos ao eSocial, o prazo de envio da informação de admissão é o próprio dia da admissão.
Fonte: Manual de Orientação do eSocial. Versão 2.4
Assista ao vídeo:
Pra gerar o S-2190, você deve cadastrar a Pessoa com as informações obrigatórias conforme segue:
Na aba Dados Pessoais
- Nome
- Local de Nascimento
- Data de Nascimento
Na aba Endereço/Usuário
- Descrição do Logradouro
- Cidade
- CEP
- UF
Na aba Documentação
- CPF
Após, cadastre o Contrato:
Na aba Dados Contratuais
- Admissão
- Cargo
- Mão de obra
- Tipo de Salário
- Banco Pagador
Na aba Lotação
- Estabelecimentos
- Escala de Horários
- Classificação Contábil
Na aba Vínculos
- Vínculo Empregatício
- Tipo de Emprego
- Opção Contr.Sind.
Ao tentar salvar o contrato o sistema apresentará uma tela de aviso, que pode ser confirmada para preenchimento posterior.
Após, será apresentada a tela de inconsistências, a qual o usuário pode verificar (emitindo o relatório), para posterior correção do cadastro.
Ao fechar a tela de inconsistências o sistema apresentará o seguinte pedido:
Caso o usuário opte pela opção NÃO, o sistema não gravará as informações de admissão, as quas podem ser corrigidas para o envio direto do S-2200
Caso o usuário opte pela opção SIM, será gerado o evento S-2190.
É necessário verificar no Gerenciador de Eventos a correta geração do evento, conforme orientação: eSocial Módulo - Gerenciador de Eventos
Para verficar a geração correta do evento, visualize o evento gerado:
Outros Cenários do evento S-2190:
1. Ao trocar de CPF a pessoa e existir um evento S-2190 gerado mas com transmissão autorizada, apaga o evento S-2190 anterior e gera um novo para envio.
2. Ao trocar de CPF a pessoa e o evento S-2190 foi gerado e foi transmitido e aceito, exclui o S-2190 através da geração de um evento S-3000 e gera um novo para envio.
3. Se uma pessoa já teve um S-2190 aceito não gera outro evento mesmo que seja outro contrato.
Para validação final da admissão, é necessário o correto preenchimento das informações obrigatórias para o eSocial para envio do evento S-2200.
Veja como complementar a admissão em:
Veja o que mudou no leiaute simplificado para o evento: eSocial Leiaute Simplificado - Geração do evento S-2190 - Registro Preliminar do Trabalhador