Passo a Passo para Realizar o Fechamento Manual do Banco de Horas
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Sumário
Menu: Acessando o Histórico do Banco de Horas
Conceitos de Tipos de Fechamento
Realizando o Fechamento do Banco de Horas:
Menu: Acessando o Histórico do Banco de Horas
No módulo Frequência, acesse o menu:
- Apuração > Histórico do Banco de Horas.
Conceitos de Tipos de Fechamento
Antes de realizar o fechamento, é importante entender as opções disponíveis. O tipo de fechamento define como as horas serão tratadas no sistema, podendo manter parte do saldo, fechar um percentual ou determinar um valor exato de horas a serem pagas ou descontadas. Abaixo, veja as três formas possíveis:
-
Horas Remanescentes: Permite definir um saldo que permanecerá no Banco de Horas.
- Informe os valores nos campos Saldo Restante Entre > Máximo Positivo e Máximo Negativo.
- O saldo restante permanecerá no banco e a diferença será paga ou descontada.
- Se não forem informadas horas remanescentes, o fechamento será total.
-
Percentual de Fechamento: Define um percentual do saldo a ser pago.
- Informe o percentual no campo Saldo a Ser Pago.
- Se informado 100%, o saldo será totalmente pago ou descontado.
-
Horas de Fechamento: Determina um valor exato de horas para fechamento.
- Informe a quantidade no campo Quantidade de Horas.
- Defina o intervalo de saldo permitido no campo Contratos que Tiverem Saldo na Data Entre
.
Exemplo de Horas de Fechamento:
Se deseja fechar 8 horas:
- Campo Vermelho: Tipo de fechamento selecionado: Horas de Fechamento
- Campo Azul: Informe 8h no campo Quantidade de Horas de Fechamento.
-
Campo Verde: Defina o intervalo no campo Contratos com Saldo:
+0000:01 a +9999:59 (inclui todos os bancos positivos com saldo de banco de horas entre 1 segundo e 9999:59 horas). Porém o fechamento será no máximo de 8h.
+0000:01 a +0008:00 (considera apenas contratos com saldo de banco de horas de até 8 horas). E o fechamento será no máximo de 8h.
Realizando o Fechamento do Banco de Horas:
Você pode optar por duas formas de pagamento:
1. Pagamento Individual
Passo a passo:
1.1. Selecione o contrato.
1.2. Na parte inferior, clique em Pagamento do Banco de Horas > Pagamento Individual > Adicionar.
1.3. Marque o Banco de Horas desejado selecionando a Checkbox.
1.4. Informe a Data de Fechamento e Data de Lançamento (ambas devem ser iguais e normalmente correspondem ao último dia do período do ponto).
1.5 Escolha o Tipo de Fechamento conforme explicação anterior.
1.6 Clique em OK para validar.
1.7 Após a inclusão do fechamento, é necessário realizar o Recálculo do Ponto.
2. Pagamento Coletivo
Passo a passo:
2.1. Na tela de Histórico do Banco de Horas, não é necessário selecionar um contrato (opcional).
2.2 Clique em Pagamento do Banco de Horas > Pagamento Coletivo > Adicionar.
2.3 Marque o Banco de Horas desejado selecionando a caixa de verificação.
2.4 Informe a Data de Fechamento e Data de Lançamento (ambas devem ser iguais e normalmente correspondem ao último dia do período do ponto).
2.5 Escolha o Tipo de Fechamento (mesmos tipos descritos anteriormente).
2.6 O pagamento coletivo habilita a aba de Seleção de Contratos, que não está disponível na forma individual. Isso permite aplicar filtros para realizar o fechamento apenas para contratos específicos.
Opções para seleção:
2.7 Clique em OK para validar.
2.8 Após a inclusão do fechamento, é necessário realizar o Recálculo do Ponto.
Importante!
⚠️ Após finalizar o fechamento, não se esqueça de realizar o Recálculo do Ponto! Esse passo é essencial para que as alterações sejam processadas corretamente no sistema.
Leia também
Como Realizar a Exclusão do Fechamento Manual do Banco de Horas.