A Empresa Cedente de Mão de Obra precisa realizar declaração dos trabalhadores cedidos e no casos de Construtoras ainda gerar GPS /GFIP distinta para cada tomador.
Para gerar a GPS Mensal e efetuar deduções de Notas Fiscais Emitidas ou classificar os trabalhadores por tomadores de serviços, siga os passos abaixo:
1. Cadastre o cliente (empresa tomadora do serviço) e o parâmetro GPS/SEFIP respectivo.
Leia o artigo: Como Cadastrar os Parâmetros da GPS/SEFIP do Cedente de Mão de Obra no SIRH Metadados
2. Classifique os Contratos cedidos para o tomador de serviço.
Leia o artigo: Como Classificar os Contratos para GPS/SEFIP (Cessão de Mão de Obra).
Caso a Empresa opte por fazer um rateio da remuneração do trabalhador para mais de um tomador de serviço na mesma competência, acesse o artigo Utilizando o Rateio para GPS/SEFIP.
3. Lance o valor da Nota Fiscal emitida para o Cliente.
Leia o artigo: Como Cadastrar Notas Fiscais - Lei nº 9.711/1998.
4. Gere a GPS Mensal
Após realizar o cálculo da folha de pagamento e cadastro das Notas Fiscais emitidas (Prestação de Serviços) ou recebidas (cooperativas, produtos rurais, etc), gere o Relatório da GPS.
No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: Relatório > Emitir Relatórios.
Selecione o relatório padrão GPS da Empresa, clique no ícone de visualização/impressão da barra de ferramentas (), preencha os dados e clique no botão Iniciar Impressão.
- GPS mensal: No campo Abrangência selecione todas as folhas que terão seus valores recolhidos no campo Todas as Folhas. Exceto para o mês de competência em que foi calculada a folha de 13º Salário - Complementação.
- GPS do 13º Salário: No campo Abrangência selecione Uma Única Folha e informe a Data-base do cálculo da folha de 13º Salário - Complementação. Nesta mesma competência, para que não sejam recolhidos valores em duplicidade, deve ser selecionada Mais de uma Folha, marcar todas, exceto a de 13º Salário.
Para conferir o cálculo, além da guia, imprima o demonstrativo anexo para conferência dos valores discriminados.
Utilize o relatório padrão Resumo da Folha de Pagamento ou Folha de Pagamento para fechar os valores calculados nas bases, descontos e deduções de INSS dos empregados.
O sistema também grava os valores detalhados da GPS gerada, acesse o Menu: Consultas > GPS's Emitidas > Da Empresa.
Exemplo:
O valor total para retenção é extraído diretamente do campo INSS Retido do cadastramento das notas fiscais emitidas. Por isso, não há informação de percentual na tabela dos Parâmetros da GPS/SEFIP.
Desta forma, o campo Valor Retido N.F., no demonstrativo do cálculo da GPS, compreende o valor utilizado para compensação na competência.
Após a consolidação da folha, o sistema não atualiza os valores gravados nesta consulta. Portanto, para cancelar a GPS gravada, após ter consolidado a Folha, acesse o Menu: Consultas > GPS's Emitidas > Da Empresa.
Em seguida, selecione a GPS devida, apague a informação do campo Recolhimento, salve e exclua. Ao gerar novamente o relatório da GPS, o sistema gravará a GPS da Empresa nesta tela.
Saiba também Como Gerar GPS Mensal de Empresas em Geral e Como Emitir a GPS de Serviços Tomados.