Assista a videoaula abaixo:
Para cadastrar um Banco de Horas, no Módulo Frequência, acesse o Menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Banco de Horas.
1. Na guia Cadastro informe:
- Banco de Horas: Código para identificação do banco de horas.
- Descrição: Nome para o banco de horas.
- Início: Data de início para contagem do banco de horas.
- Término: Data de término do banco de horas, utilizada para encerrá-lo ou transferir as horas de saldo para um novo banco de horas. Este habilita o campo Tipo Término: Fechamento ou Transferência de Saldo.
- Tipo: Tipo de banco de horas a ser utilizado. As demais opções de cadastro variam de acordo com esta seleção.
- Limites de Saldo: Serve para limitar o saldo total no banco de horas, logo, quando ultrapassado este limite o sistema faz o fechamento das horas. Para não utilizá-lo, basta marcar o campo Sem Limite.
Entretanto, caso utilize um limite (Diário, Semanal ou Mensal), informe a quantidade de horas do saldo positivo e negativo e o último dia para controle do limite de fechamento.
Para o controle em períodos semanais e mensais, deve ser considerado, respectivamente, o último dia da semana e o último dia do mês.
- Prioridade de Compensação: Define a ordem de compensação pelo tipo das horas do banco de horas. Pode-se então compensar primeiro as horas diurnas e após as noturnas ou vice-versa.
- Opções de Encerramento: Composto pelos campos:
- Fechar Banco de Horas na Rescisão: Fechamento automático do saldo em banco de horas no momento da rescisão contratual.
- Desconsidera Períodos de Afastamento: Usado apenas para Banco de Horas do tipo Móvel com Frequência de Fechamento Diária, o banco não é fechado nos dias em que o Contrato estiver afastado. Caso contrário, continuaria realizando os fechamentos.
- Seleção: Composto pelos campos Por Filtro, Por Lista ou Geral. Utilizado para separar Contratos e/ou situações específicas e pode ser alterado a qualquer momento.
- Espelho do Ponto: Composto pelos campos Período Anterior e Período Atual. Estes devem ser marcados e informados para que o saldo do banco apareça no cartão ponto.
Guia Cadastro:
2. Nas guias Eventos que Somam (CRÉDITOS) e Eventos que Subtraem (DÉBITOS) são configurados os eventos a serem considerados para o Banco de Horas com seu respectivo evento de fechamento.
Exemplo:
Caso de transferência do contrato, é necessário realizar o fechamento do Banco de Horas. Deste modo, após a transferência será considerado apenas o Banco de Horas correspondente à nova unidade.
3. Parametrize os VDB's e os eventos para informar saldo inicial, créditos e débitos do Banco de Horas para o eSocial. A informação é inserida através de fórmula para gerar lançamentos.
Para acompanhamento no cadastro de um novo Banco de Horas é necessário a Contratação de Serviços.
Leia também: