Programas ou Relatórios / Rotinas Especiais:
- Monitoramento de Lotes
Menus ou Localização:
> ES / Gerenciamento / Monitoramento de Lotes
Implementação:
Para possibilitar o acompanhamento dos lotes de informações enviadas ao eSocial, foi implementado o menu Monitoramento de Lotes, onde o usuário poderá inserir um Período e a Situação dos Lotes que deseja consultar.
Esta consulta exibirá as seguintes informações:
- Tempo Estimado: tempo estimado para processamento do lote;
- Data/Hora Recepção: data e hora em que o lote foi recebido pelo eSocial;
- Código da Resposta: código da resposta do processamento do lote;
- Descrição da Resposta: descrição da resposta do processamento do lote;
- Protocolo: número do protocole de processamento do lote;
- Versão do Aplicativo de Recepção: versão do aplicativo que recebeu o lote de informações;
- Versão do Aplicativo de Processamento: versão do aplicativo que realizou o processamento das informações.
Em caso de existir inconsistência no Lote, elas são exibidas no Detalhamento, na aba Inconsistências. Para as inconsistências serão exibidas as seguintes informações:
- Código: código da inconsistência do lote;
- Descrição: descrição da inconsistência do lote;
- Tipo: tipo da inconsistência do lote;
- Localização: localização da inconsistência no xml do evento.
Também será possível identificar quais eventos estão contemplados em cada lote. Em Detalhamento, na aba Eventos serão exibidas as seguintes informações:
- Data da Geração: data da geração do evento;
- Evento: evento contemplado em tal lote;
- Operação: operação do evento, ou seja, sé Original, Retificação, Cancelamento;
- Descrição da Situação: descrição da situação do evento (Aceito ou Rejeitado);
- Código da Resposta: código da resposta retornada após o processamento do evento;
- Descrição da Resposta: código da resposta retornada após o processamento do evento;
- Recibo da Situação: número do recibo que comprovará o recebimento de tal informação pelo eSocial;
- Data e Hora da Situação: data e hora em que foi obtido o retorno da situação do evento;
- Identificador: código de identificação do evento;
- Operador Geração: operador que realizou a geração do evento.
Na aba Dados de Monitoração será possível consultar:
- Nome da Máquina: Nome da máquina que está sendo utilizada para o serviço de envio das informações ao eSocial;
- Endereço IP: Nome da máquina que está sendo utilizada para o serviço de envio das informações ao eSocial;
- Início da Monitoração: Data e Hora de início da monitoração do serviço de envio das informações ao eSocial;
- Última Monitoração: Data e Hora da última monitoração do serviço de envio das informações ao eSocial;
Na aba Dados de Monitoração, aba Informações será possível consultar:
- Nome da Máquina: Nome da máquina que está sendo utilizada para o serviço de envio das informações ao eSocial;
- Endereço IP: Nome da máquina que está sendo utilizada para o serviço de envio das informações ao eSocial;
- Início da Monitoração: Data e Hora de início da monitoração do serviço de envio das informações ao eSocial;
- Última Monitoração: Data e Hora da última monitoração do serviço de envio das informações ao eSocial;
- Versão do Serviço: Versão que o Serviço do eSocial está utilizando;
- Intervalo de Monitoração: tempo em segundos que é feita cada monitoração para envio de dados.
- Pausar Comunicação com eSocial ou : botão pelo qual é possível parar o envio de dados ao eSocial ou retomar o envio caso ele esteja pausado.
Na aba Dados de Monitoração, aba Log, será possível consultar:
- Início: data de início que deseja pesquisar o log de envio de lotes. Também pode ser pesquisado por horário de início.
- Término: data de término que deseja pesquisar o log de envio de lotes. Também pode ser pesquisado por horário de término.
- Pesquisar por: pode ser digitado um texto que deseja pesquisar. Este texto será buscado no campo Log ou Detalhamento.