Com o advento do eSocial o processo de cadastramento de uma empresa na base do sistema, que já tenha enviado alguma fase ao eSocial é bastante delicado.
Atenção! Para clientes que já geraram a 2º fase ou 3º fase por outro sistema é sugerido um serviço, pois a "Virada de chave" rotina especial RHPR1747, realiza a geração das fases 1, 2 e 3 automaticamente tratando cada evento conforme o necessário para aceite, a partir da 2º fase por tratar eventos como os de admissões que levam matriculas de eSocial.
Observação: Neste artigo foi incluso o manual de virada de chave, porem qualquer dúvida ou erro no processo deste manual, será considerado um serviço.
Algumas orientações são de extrema importância, como verificar no portal do eSocial quais eventos já foram enviados da empresa (1º fase ? 2º fase ? ou 3º fase ?) e também qual o grupo do eSocial a empresa se enquadra (1º Grupo ? 2 Grupo ? 3º grupo ?)
Para empresa que tenham informado APENAS a 1º fase do eSocial a orientação é:
Acesse: Folha de Pagamento> eSocial> Informações do Empregador
1 - Cadastre as informações do empregador com a validade e informações iguais a do software que enviou a 1º fase que constam no portal do eSocial.
2- Gere a 1º fase novamente, o evento S-1000 e S-1005 irá rejeitar por duplicidade, utilize a rotina Como Aceitar Evento Rejeitado por Duplicidade
3- Preencha nova validade (data a partir de quando será transmitido pelo Metadados) preencha com os dados da Metadados
4- Gere a 2º fase.
Para clientes que somente geraram a 1º fase por outro software o processo acima é o orientado e validado como correto.