Ao visualizar o log de erros de envio do eSocial, no Módulo eSocial > Gerenciamento de Lotes > Monitoramento de Lotes > Dados de Monitoração > Logs, pode ser identificada a mensagem de erro "Falha ao enviar lotes", conforme imagem abaixo:
Para saber de que falha se trata, role o cursor até abaixo da mensagem de "Trajeto de Pilha", a mensagem será descrita após a palavra Exceção.
Solução:
Para correção é importante verificar as mensagens de erro destacadas na imagem acima.
Após a identificação das mensagens, clique no link correspondente abaixo:
- A Solicitação HTTP Está Proibida Com o Esquema de Autenticação de Cliente 'Anonymous'
- Falha na Comunicação Com o Web Service do eSocial
- Nenhum Certificado Encontrado Para a Impressão Digital
- Nenhum Certificado Encontrado Para a Empresa
- Erro ao Mapear Original do evento S-2260. Convocação para Trabalho Intermitente
- Não foi Possível Alocar Espaço Para o Objeto 'xxxxxx' do Banco de Dados 'xxxxx' Porque o Grupo de Arquivos 'PRIMARY' Está Cheio
- O Objeto Nulo Deve Ter Um Valor
- S-2500 ou S-2501 em Situação de Transmissão autorizada e serviço eSocial parado
1. A Solicitação HTTP Está Proibida Com o Esquema de Autenticação de Cliente 'Anonymous'
Este erro ocorre quando o serviço do eSocial está tentando se comunicar com o webservice do eSocial mas o certificado digital cadastrado está vencido.
1.1. No Módulo de eSocial acesse o Menu: Arquivo > Tabela de eSocial > Certificados Digitais Por Empresa.
1.2. Exclua o vínculo do Certificado Vencido com a Empresa.
1.3. Acesse o Menu: Arquivo > Tabela de eSocial > Certificados Digitais.
1.4. Exclua o Certificado Digital vencido.
1.5. Instale o novo Certificado e vincule-o a empresa, conforme o artigo: Instalando o Certificado Digital da Empresa.
Veja também: Como Atualizar Certificados Digitais para o eSocial Diretamente no Banco de Dados.
2. Falha na Comunicação Com o Web Service do eSocial
Este erro ocorre quando o serviço do eSocial está tentando realizar a comunicação com as URLs do web service do eSocial, mas há algum bloqueio na rede ou erro de certificado impossibilitando a comunicação.
2.1. Verifique se não existe certificados vencidos. Caso tenha, siga o passo a passo do artigo: Como Atualizar Certificados Digitais para o eSocial Diretamente no Banco de Dados.
2.2 Verificar se existe algum proxy configurado.
2.3. Verifique com sua TI a liberação das url’s de comunicação com o webservice do eSocial.
https://webservices.envio.esocial.gov.br/servicos/empregador/enviarloteeventos/WsEnviarLoteEventos.svc
https://webservices.consulta.esocial.gov.br/servicos/empregador/consultarloteeventos/WsConsultarLoteEventos.svc
2.4. Caso ocorra erro no teste acima, uma mensagem será exibida, verifique no canto direito no endereço do navegador:
2.4.1. Clique sobre o caminho do certificado que está exibindo o erro e verifique o campo Detalhes. Irá explicar o que está faltando.
No caso do exemplo acima não ocorreram erros.
Ainda no local em que está ocorrendo o erro tem a possibilidade de instalar o certificado onde está faltando, na guia Geral:
2.4.2. Realize a instalação no local que está pendente.
3. Nenhum Certificado Encontrado Para a Impressão Digital
Essa mensagem está associada ao vencimento de algum certificado.
3.1. Para validar os vencimentos dos certificados acesse o Módulo eSocial em Menu: Arquivo > Tabelas do eSocial > Certificados Digitais.
3.2. Na tela que exibir, procure na coluna "Data de Expiração" se algum certificado está vencido.
3.3. Para os certificados que estiverem vencidos, siga as instruções do artigo: Como Instalar Certificado Digital Via Microsoft Management Console (MMC).
Veja também: Como Atualizar Certificados Digitais para o eSocial Diretamente no Banco de Dados.
4. Nenhum Certificado Encontrado Para a Empresa
Este erro ocorre quando não há uma vinculação do certificado digital instalado a empresa correspondente.
4.1. Associe o certificado digital a empresa correspondente, conforme instruções do artigo Como Associar um Certificado em Uma Empresa.
4.2. Reenvie os eventos.
4.3 Verifique se o usuário e senha informados na tela de serviços do windows estão corretos para o serviço do eSocial.
Veja também: Como Atualizar Certificados Digitais para o eSocial Diretamente no Banco de Dados.
5. Erro ao Mapear Original do evento S-2260. Convocação para Trabalho Intermitente
Este erro ocorre quando há algo de incorreto no cadastro da pessoa, do contrato ou da convocação de trabalho.
5.1. Para correção verifique os dados fornecidos no cadastro de pessoa acessando o Módulo Folha de Pagamento, e Menu: Cadastramento > Pessoas.
5.2. Verifique os dados fornecidos no cadastro de contrato acessando o Menu: Cadastramento > Contratos
5.3. Verifique os dados fornecidos no cadastro da convocação para trabalho intermitente, acessando o Menu: Cadastramento > Convocação para Trabalho Intermitente.
5.4. Após o erro encontrado e ajustado os eventos serão transmitidos automaticamente.
6. Não foi Possível Alocar Espaço Para o Objeto 'xxxxxx' do Banco de Dados 'xxxxx' Porque o Grupo de Arquivos 'PRIMARY' Está Cheio
Este erro ocorre quando o Banco de Dados está sem espaço e não consegue alocar novos arquivos de eventos do eSocial que estão sendo transmitidos.
6.1. Solicite ao seu TI alocar mais espaço no Banco de Dados que menciona a mensagem.
6.2. Monitore o Gerenciador de Eventos validando se, após ajuste, os eventos foram processados.
7. O Objeto Nulo Deve Ter Um Valor:
8. Falha ao enviar lotes (string Empresa)
O eSocial obrigou o serviço do eSocial a utilizar o protocolo de comunicação TLS 1.2, não mais podendo utilizar o TLS 1.0 e 1.1. Com isso algumas versões de sistema operacional também ficaram sem suporte. Verifique a tabela de compatibilidade abaixo:
https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/win32/secauthn/protocols-in-tls-ssl--schannel-ssp-
Trajeto da Pilha: at ServicoDeAplicacao.ServicoDaAplicacao.GerenciarTransmissaoDoLote(String Empresa)
at ServicoDeAplicacao.ServicoDaAplicacao.Transmitir().
Exceção: An error occurred while making the HTTP request to https://webservices.envio.esocial.gov.br/servicos/empregador/enviarloteeventos/WsEnviarLoteEventos.svc. This could be due to the fact that the server certificate is not configured properly with HTTP.SYS in the HTTPS case. This could also be caused by a mismatch of the security binding between the client and the serve...
Windows 7 ou Windows Server 2008
KB2992611 https://support.microsoft.com/kb/2992611
Windows Server 2012
KB3154519 https://support.microsoft.com/kb/3154519
KB3154520 https://support.microsoft.com/kb/3154520
Conjunto de cifras utilizadas no estabelecimento da conexão com o eSocial será revisado
A revisão consiste em remover cifras utilizadas pelos servidores, de modo a serem mantidas apenas as cifras listadas abaixo, a fim de garantir um maior nível de segurança ao eSocial. Cifras diferentes deverão ser removidas.
Após o procedimento, o sistema passará a aceitar as comunicações somente com TLSv1.2 utilizando as cifras abaixo.
RSA_WITH_AES_128_GCM_SHA256
RSA_WITH_AES_256_GCM_SHA384
ECDHE_RSA_WITH_AES_128_GCM_SHA256
ECDHE_RSA_WITH_AES_256_GCM_SHA384
A implantação do conjunto de cifras com TLSv1.2 acima indicadas no ambiente de produção do eSocial importará na retirada dos protocolos TLSv1.0, e TLS 1.1 seguindo o cronograma abaixo:
24/06/2024: Eliminar o protocolo TLSv1.0
24/07/2024: Eliminar as cifras CBC
26/08/2024: Eliminar o protocolo TLSv1.1
Atenção: no dia 23/04/2024 o Manual de Orientação do Desenvolvedor foi alterado com importante “Atualização da seção Padrão de Cifras”. O tópico “6.5 Padrão de Cifras” do manual passou a orientar que o eSocial estará configurado para trabalhar a partir do dia 24/06/2024 com as Cifras acima na versão TLSv1.2, seguindo o cronograma indicado.
Informações complementares referentes a possível erro na tentativa de conexão após a implantação das cifras com TLSv1.2
Caso o usuário tente realizar a conexão para o envio de eventos e receba como resposta o erro abaixo, provavelmente estará se comunicando usando uma versão de TLS ou Cifra não suportado:
"A conexão com o servidor foi redefinida ou encerrada, ou um protocolo SSL incompatível foi encontrado" ou "Could Not Establish Trust Relationship for the SSL/TLS Secure Channel with Authority" (ou outra mensagem que contenha as palavras-chave "SSL", "SSL/TLS", "handshake" ou "conexão segura").
Nesse caso, para que seja possível se conectar, haverá a necessidade de um Sistema Operacional (SO) compatível com a versão TLSv1.2 conforme detalhado abaixo.
1. Sobre o Sistema Operacional
1.1. Microsoft Windows: O TLSv1.2 é suportado em versões mais recentes do Windows, incluindo Windows 7, Windows 8, Windows 10 e suas versões correspondentes para servidores.
2. Sobre o Software utilizado
Também é necessário avaliar o software usado para o envio das informações ao eSocial. Em alguns casos, o desenvolvimento pode ter codificado o sistema para acionar um TLS específico, não direcionando para o caminho padrão. Se isso ocorrer, é importante acionar o fornecedor do software para as devidas correções.
9. S-2500 ou S-2501 em Situação de Transmissão autorizada e serviço eSocial parado.
Falha ao enviar lotes da empresa XXXX.
Exceção: Erro ao mapear Original do evento S-2500 - Tributos Do Processo Trabalhista.
Exceção: O objeto nulo deve ter um valor..
Gerar exclusão do S-2500 e novo envio após o ajuste
Revisar o cadastro da Reclamatória trabalhista no menu eSocial > Processos Trabalhistas, pois não pode ter campos de valor com informação em branco.