Ao visualizar o log de erros de envio do eSocial, no módulo eSocial > Gerenciamento de Lotes > Monitoramento de Lotes > Dados de Monitoração > Logs pode ser identificada a mensagem de erro" Falha ao enviar lotes", conforme imagem abaixo:
(para saber de que falha se trata, role o cursor até abaixo da mensagem de "Trajeto de Pilha"), a mensagem será descrita após a palavra Exceção):
Solução:
Para correção, é importante verificar as mensagens de erro destacadas na imagem acima. Após a identificação das mensagens, clique no link correspondente abaixo:
- A Solicitação HTTP Está Proibida Com o Esquema de Autenticação de Cliente 'Anonymous'
- Falha na Comunicação Com o Web Service do eSocial
- Nenhum Certificado Encontrado Para a Impressão Digital
- Nenhum Certificado Encontrado Para a Empresa
- Erro ao Mapear Original do evento S-2260. Convocação para Trabalho Intermitente
- Não foi Possível Alocar Espaço Para o Objeto 'xxxxxx' do Banco de Dados 'xxxxx' Porque o Grupo de Arquivos 'PRIMARY' Está Cheio
- O Objeto Nulo Deve Ter Um Valor
1. A Solicitação HTTP Está Proibida Com o Esquema de Autenticação de Cliente 'Anonymous'
Este erro ocorre quando o serviço do eSocial está tentando se comunicar com o webservice do eSocial mas o certificado digital cadastrado está vencido.
1.1. No módulo de eSocial acesse o menu Arquivo > Tabela de eSocial > Certificados Digitais Por Empresa.
1.2. Exclua o vínculo do Certificado Vencido com a Empresa.
1.3. Acesse o menu Arquivo > Tabela de eSocial > Certificados Digitais.
1.4. Exclua o Certificado Digital vencido.
1.5. Instale o novo Certificado e vincule-o à empresa, segundo o artigo: Instalando o Certificado Digital da Empresa.
Veja Como Atualizar Certificados Digitais Expirados/Vencidos.
2. Falha na Comunicação Com o Web Service do eSocial
Este erro ocorre quando o serviço do eSocial está tentando realizar a comunicação com as urls do web service do eSocial mas há algum bloqueio na rede ou erro de certificado impossibilitando a comunicação.
2.1. Verifique se não existe certificados vencidos. Caso tenha, siga o passo a passo do artigo: Como atualizar certificados vencidos.
2.2 Verificar se existe algum proxy configurado.
2.3. Verifique com sua TI a liberação das url’s de comunicação com o webservice do eSocial.
https://webservices.envio.esocial.gov.br/servicos/empregador/enviarloteeventos/WsEnviarLoteEventos.svc
https://webservices.consulta.esocial.gov.br/servicos/empregador/consultarloteeventos/WsConsultarLoteEventos.svc
2.4. Caso ocorra erro no teste acima, uma mensagem será exibida, verifique no canto direito no endereço do navegador:
2.4.1. Clique sobre o caminho do certificado que está exibindo o erro e verifique o campo Detalhes. Irá explicar o que está faltando. (No caso do exemplo acima não ocorreram erros).
Ainda no local em que está ocorrendo o erro tem a possibilidade de instalar o certificado onde está faltando, na guia Geral:
2.4.2. Realize a instalação no local que está pendente.
3. Nenhum Certificado Encontrado Para a Impressão Digital
Essa mensagem está associada ao vencimento de algum certificado.
Para validar os vencimentos dos certificados:
3.1. Dentro do módulo eSocial, clique em Arquivo > Tabelas do eSocial > Certificados Digitais.
3.2. Na tela que exibir, procure na coluna "Data de Expiração" se algum certificado está vencido.
3.3. Para os certificados que estiverem vencidos, siga as instruções do artigo: Instalando um certificado.
Veja Como Atualizar Certificados Digitais Expirados/Vencidos.
4. Nenhum Certificado Encontrado Para a Empresa
Este erro ocorre quando não há uma vinculação do certificado digital instalado a empresa correspondente.
4.1. Associe o certificado digital a empresa correspondente, conforme instruções do artigo Como Associar um Certificado em Uma Empresa.
4.2. Reenvie os eventos.
4.3 Verifique se o usuário e senha informados na tela de serviços do windows estão corretos para o serviço do eSocial.
Veja também Como Atualizar Certificados Digitais Expirados/Vencidos.
5. Erro ao Mapear Original do evento S-2260. Convocação para Trabalho Intermitente
Este erro ocorre quando há algo de incorreto no cadastro da pessoa, do contrato ou da convocação de trabalho.
5.1. Para correção verifique os dados fornecidos no cadastro de pessoa acessando o Módulo Folha de Pagamento, e menu Cadastramento > Pessoas
5.2. Verifique os dados fornecidos no cadastro de contrato acessando o menu Cadastramento > Contratos
5.3. Verifique os dados fornecidos no cadastro da convocação para trabalho intermitente, acessando o menu Cadastramento > Convocação para Trabalho Intermitente
5.4. Após o erro encontrado e ajustado os eventos serão transmitidos automaticamente.
6. Não foi Possível Alocar Espaço Para o Objeto 'xxxxxx' do Banco de Dados 'xxxxx' Porque o Grupo de Arquivos 'PRIMARY' Está Cheio
Este erro ocorre quando o Banco de Dados está sem espaço e não consegue alocar novos arquivos de eventos do eSocial que estão sendo transmitidos.
1. Solicite ao seu TI alocar mais espaço no Banco de Dados que menciona a mensagem.
2. Monitore o Gerenciador de Eventos validando se após ajuste os eventos foram processados.
7. O Objeto Nulo Deve Ter Um Valor:

8. Falha ao enviar lotes (string Empresa):
O eSocial obrigou o serviço do eSocial a utilizar o protocolo de comunicação TLS 1.1 ou 1.2 não mais podendo utilizar o TLS 1.0. Com isso algumas versões de sistema operacional também ficaram sem suporte. Verifique a tabela de compatibilidade abaixo:
https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/win32/secauthn/protocols-in-tls-ssl--schannel-ssp-
Trajeto da Pilha: at ServicoDeAplicacao.ServicoDaAplicacao.GerenciarTransmissaoDoLote(String Empresa)
at ServicoDeAplicacao.ServicoDaAplicacao.Transmitir().
Exceção: An error occurred while making the HTTP request to https://webservices.envio.esocial.gov.br/servicos/empregador/enviarloteeventos/WsEnviarLoteEventos.svc. This could be due to the fact that the server certificate is not configured properly with HTTP.SYS in the HTTPS case. This could also be caused by a mismatch of the security binding between the client and the serve...
Windows 7 ou Windows Server 2008
KB2992611 https://support.microsoft.com/kb/2992611
Windows Server 2012
KB3154519 https://support.microsoft.com/kb/3154519
KB3154520 https://support.microsoft.com/kb/3154520