Conforme a mudança implementada pelo governo no layout do eSocial, vigente desde o dia 22 de abril de 2025, identificamos que alguns clientes podem ter ficado com eventos presos ou com falhas no retorno durante o período de transição.
Pensando nisso, preparamos um material orientativo que auxilia na identificação dos eventos impactados e na execução do procedimento correto para correção dos erros.
Para apoiar nesse cenário, elaboramos um material orientativo que ajuda na identificação dos eventos impactados e na execução do procedimento adequado para correção dos erros.
Passo a Passo
1. Verifique se há eventos presos
1.1 No módulo eSocial, acesse o menu: Gerenciamento > Gerenciador de Eventos.
1.2 Confirme se existem eventos pendentes ou “presos” aguardando retorno.
- Caso existam, é necessário validar se o problema está relacionado à falha de comunicação com o ambiente do eSocial.
2. Analise os Logs de Retorno dos Lotes
2.1 Acesse o menu: Gerenciamento > Monitoramento de Lotes.
2.2 Na guia Dados de Monitoração, clique em Logs.
2.3 Nessa aba, localize registros com a seguinte mensagem de erro:
Falha na Consulta de Processamento do Lote 'XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX'
2.4 Clique sobre o log e procure no detalhamento mensagens semelhantes às abaixo:
ou
3. Ações de Correção com Base na Versão do XML Retornado
Caso o erro faça referência à versão v1_2_1
:
3.1 Esse cenário indica que o sistema ainda está tentando interpretar retornos da versão anterior do layout do eSocial.
Solução
3.2 Aplique a versão de correção do serviço eSocial, disponível no Portal do Cliente, com o nome:
serviço esocial 4.36.5.1 (correção eSocial)
3.3 Após a aplicação e reenvio dos eventos pendentes, reaplique a versão mensal atualizada para garantir conformidade com a versão vigente do layout:
servicoesocial-mensal-atualizador.exe
Caso o erro faça referência à versão v1_3_0
:
3.4 Esse cenário indica que o ambiente do governo já está retornando o novo layout. O erro pode estar ocorrendo porque o cliente ainda não atualizou para a versão mensal compatível.
Solução
3.5 Aplique diretamente a versão mensal atualizada do serviço eSocial, com o instalador:
servicoesocial-mensal-atualizador.exe
Observações importantes ⬇️
-
A falha na interpretação dos retornos geralmente ocorre quando a versão do serviço eSocial instalada não está compatível com o layout vigente no ambiente do governo.
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A utilização correta das versões garante a integridade da comunicação entre sistema e governo, bem como o correto processamento dos eventos.