Em algumas situações, é necessário organizar melhor onde os colaboradores irão registrar o ponto, seja para evitar filas, facilitar o acesso ou manter a rotina mais fluida nos diferentes setores da empresa.
Pensando nisso, o recurso de Grupos de Acesso pode ser uma excelente solução para direcionar os registros de ponto conforme critérios definidos pela empresa.
⚠️ Atenção! Essa configuração não representa um bloqueio de ponto, mas sim uma forma de determinar em quais equipamentos (REPs) cada colaborador poderá registrar o ponto, de forma prática e organizada.
Por que usar Grupos de Acesso?
O recurso de Grupos de Acesso permite configurar quais pessoas podem registrar o ponto em determinados coletores, de acordo com regras específicas. Assim, cada colaborador acessa o equipamento mais próximo do seu local de trabalho, garantindo mais agilidade no dia a dia.
O que são Grupos de Acesso?
Os Grupos de Acesso são utilizados para restringir ou liberar o uso dos coletores por colaboradores. Eles podem ser definidos com base em:
- Centro de Custo;
- Setor;
- Cargo;
- Escala;
- Horário;
- Código de Contrato.
A definição pode ser feita por:
- Filtro;
- Lista;
- Geral (quando todos devem ter acesso ao coletor).
Exemplo
Imagine que o coletor do setor de financeiro deve ser utilizado apenas pelos colaboradores daquele setor. Nesse caso, é criado um filtro com os contratos vinculados ao Centro de Custo ou classificação gerencial da financeiro, e esse filtro é usado para configurar o grupo de acesso do coletor.
Passo a Passo para Configuração
1. Criação do Filtro
1.1 No módulo Frequência, acesse o menu: Arquivo > Filtros de Pessoas e Contratos.
1.2 No campo Filtro, informe um código.
1.3 Informe a Descrição. Sugerimos que utilize o nome do setor ou do REP.
1.4 Adicione a variável que representa o critério desejado, como CCC (Centro de Custo)
1.5 Clique no ícone para salvar.
🔎️ Saiba mais sobre filtros: Como Criar Listas e Filtros.
2. Cadastro do Grupo de Acesso
2.1 Ainda no módulo Frequência, acesse o menu: Arquivo > Tabelas de Acesso > Grupos de Acesso.
2.2 No campo Grupo de Acesso, informe um código.
2.3 Informe a Descrição.
2.4 Pressione a tecla TAB até habilitar o botão para adicionar a forma de seleção.
2.5 Marque a opção Por Filtro e selecione o filtro criado anteriormente.
2.6 Defina a Data e Hora de Início (exemplo: 01/06/2025 - 00:00).
2.7 No campo Liberação/Bloqueio, siga esta regra:
- A Liberação ou Bloqueio deve ser configurada de forma oposta à diretriz geral do sistema (verifique no menu: Arquivo > Diretrizes > Configurações Telemática).
- Exemplo: se a diretriz está como Acesso Geral: Liberado, selecione Bloqueia no grupo de acesso.
3. Vinculo do Grupo ao Coletor
3.1 Ainda no módulo Frequência, acesse o menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Coletores.
3.2 Localize o Coletor em questão.
3.3 Informe o Grupo de Acesso correspondente.
3.4 Clique no ícone para salvar.
4. Atualização de Pessoas nos Coletores
4.1 Ainda no módulo Frequência, acesse o menu: Integração > Painel de Controle > Coletores REP.
4.2 Clique na opção Atualização de Pessoas.
4.3 Selecione como Tipo de atualização a opção Sincronização Total.
☑️ Isso garante que apenas os colaboradores do grupo de acesso sejam mantidos no coletor. Contratos fora do grupo serão removidos.
Importante ⬇️
- Envios parciais com um contrato específico ignoram o grupo de acesso, pois seguem a ação manual do operador.
- Antes de remover pessoas do coletor, faça a coleta das digitais.
- A exclusão de pessoas no REP não exclui o cadastro no sistema e as marcações já realizadas permanecem registradas.
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