Situação:
Ao gerar um documento para assinatura eletrônica, seguindo as orientações do artigo Como configurar para utilizar Assinatura Eletrônica e Ciência em Documentos através do Portal RH, o documento não é exibido na plataforma Unico, conforme descrito no artigo Manual de Acesso ao Unico Sign para Consulta de Envelopes de Documentos.
Solução:
O documento só é enviado para o ambiente Unico quando pelo menos um assinante interage com ele, clicando no botão "Assinar".
Caso o documento tenha sido enviado para assinatura pelo SIRH, mas nenhum assinante tenha clicado em "Assinar", ele não será enviado para o ambiente Unico.
Status possíveis no ambiente Unico:
Pendente: Pelo menos um assinante clicou em "Assinar", mas os demais ainda não concluíram a assinatura.
Concluído: Todos os assinantes finalizaram a assinatura.
Teste realizado:
1. Um documento foi disponibilizado para assinatura, mas nenhum clique no botão "Assinar" foi realizado.
- O documento não apareceu no ambiente Unico.
2. Após clicar no botão "Assinar" (usando o usuário do Afrânio), o envelope do documento foi gerado.
- O documento passou a aparecer no ambiente Unico, mesmo sem a assinatura ter sido concluída.
Observação importante:
Caso o colaborador clique em "Assinar" no Portal RH, mas não conclua a assinatura, o envelope será gerado da mesma forma e o documento será enviado ao ambiente Unico.
Portanto, não é necessário finalizar a assinatura para que o envio ocorra, basta a interação inicial com o botão "Assinar".