Situação:
O sistema verifica a cada 5 minutos a data/hora da “Última Monitoração" e compara com a data/hora atual e, se a diferença entre elas for superior a 1 hora será exibido o alerta abaixo. Isto permite a identificação do funcionamento do serviço de envio das informações ao eSocial.
Esta verificação será iniciada ao abrir o módulo eSocial e, enquanto este módulo estiver aberto, a validação permanecerá sendo feita.
Também serão exibidas informações técnicas como Nome da Máquina, Endereço IP, Início da Monitoração e Última Monitoração.
Erro:
Solução:
1. Verifique se o sistema está atualizado.
2. Para retomar o envio das informações ao eSocial é necessário Reiniciar o Serviço do eSocial.
3. Caso o problema persistir, será necessário validar se o horário do servidor onde está instalado o serviço do eSocial está correto e também no servidor onde o banco de dados está instalado.
Em alguns servidores, a hora acaba sendo alterada devido ao horário de verão ou algum outro fator externo.
Para validar, você deve:
3.1. Acessar o servidor e, no canto inferior direito, validar se o horário está correto, tanto horas quanto minutos.
3.2. Se o horário estiver incorreto, ele deve ser alterado para a hora correta. Clique com o botão direito e em seguida selecione .
3.3. Verifique se o horário está correto também no servidor onde o Banco de Dados está instalado.
4. Se o Banco de Dados for Oracle, acesse o artigo: https://suporte.metadados.com.br/hc/pt-br/articles/360025175312-Configura%C3%A7%C3%A3o-de-Fuso-Hor%C3%A1rio-Para-Clientes-com-Banco-de-Dados-Oracle
Veja também:
Recuperação de Falhas do Serviço do eSocial
Monitoramento de Lotes do eSocial Exibe a Mensagem de Log Aplicação Iniciada