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A inclusão de saldos iniciais normalmente ocorre em um processo de implantação de Banco de Horas no sistema, para um banco que já era controlado manualmente e/ou por outro aplicativo.
1. Acesse o cadastro de Banco de Horas, no menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Banco de Horas e, verifique quais são os eventos de banco de horas de crédito e de débito:
1.1. Eventos de Créditos 800 e 801:
1.2. Evento de Débito 802:
2. Para lançar os saldos iniciais do Banco de Horas, acesse: Menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Saldos Iniciais do Banco de Horas.
3. Clique no "+" , selecione o banco, a data, o evento (crédito ou débito) e a quantidade de horas desejada:
Exemplo: O Banco de Horas até dezembro/2019 era controlado por planilhas em Excel. O saldo de dezembro era de 20h positivas e 10h negativas para a colaboradora.
Utilizando o saldo inicial foi informado 20h00 para o evento 800 e 10h00 para o evento 802 no primeiro dia do período de apuração de janeiro (01/01/2020). A partir do próximo período de apuração, o sistema passa a controlar os créditos ou débitos do banco de horas do colaborador, somando ou subtraindo as horas ao saldo inicial.
Também é possível lançar no saldo inicial o valor de 10h00 para o evento 800, considerando apenas o saldo final do período anterior (20h positivas - 10h negativas) = 10h positivas.
Importante: Caso tenha alguma fórmula de saldo de apuração sendo utilizada para calcular regras no banco de horas, os saldos iniciais lançados na tela "Saldos Iniciais do Banco de Horas" não são considerados. Neste caso, deve-se lançar o evento de saldo inicial diretamente na tela de Acerto do Ponto.