No descritivo de Cargos ou Funções é possível incluir de forma detalhada os campos de:
- Objetivos do Cargo ou Função;
- Atribuições e tarefas do Cargo ou Função;
- Métodos empregados para a execução dessas atribuições ou tarefas.
Os descritivos de Cargos e Funções são usados em todos os produtos para Gestão de Pessoas e também para área de Saúde e Segurança do Trabalho.
Leia o artigo Como Cadastrar Cargos e Funções.
No Descritivo de Cargo e/ou Função é possível mapear e denominar as seguintes questões necessárias para o exercício da atividade:
- Características;
- Competências;
- Experiência Funcional;
- Formação Curricular;
- Atividades para PPP ou eSocial.
O processo de descrição de Cargos visa registrar as informações sobre as diversas atividades e tarefas que constituem o conjunto de atribuições e responsabilidades de cada cargo dentro da empresa.
Os Cargos e Funções devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e de conteúdo.
No SIRH Metadados a estrutura de um descritivo para o Cargo e Função está atrelada a Fatores que agrupam informações inerentes das atividades pontuais destes, que estão vinculados ao cadastro do Plano de Cargos e Funções.
Para estruturar um Descritivo de Cargo e Função, será necessário:
- Cadastrar Fatores;
- Incluir os Dados do Descritivo, a partir da Revisão;
- Validar o Modelo de relatório do Descritivo.
A seguir, veja o detalhamento de cada item.
1. Cadastro de Fatores
Os Fatores servem de base para a definição da estrutura do descritivo, visto que formam o conjunto de informações que serão descritas nos Perfis de Cargos e Funções.
Para cadastrar os Fatores, no Módulo de Treinamento e Desenvolvimento, acesse o Menu: Arquivo > Tabelas do Treinamento > Fatores.
Em seguida, informe os campos Código, Descrição e Tipo.
O código do Fator determina a ordem de visualização no Descritivo de Cargos e Funções.
1.1. Tipo do Fator
O Tipo do Fator define a forma de cadastramento dos dados relacionados ao mesmo, conforme segue:
- Texto: Usado para identificar descrições detalhadas do Cargo/Função e até mesmo as atividades para o PPP. Como Preencher a Descrição de Atividades para o PPP.
- Itens de Avaliação: Usado para identificar o conjunto de competências que formarão a avaliação de desempenho para o Cargo e Função no Módulo Avaliação de Desempenho. Este tipo de item habilita a guia Itens de Desempenho.
- Escolaridade / Instrução: São apresentados os dados referentes ao grau de instrução mínimo e desejável do cadastro do Cargo e Função. Possibilita alocar os cursos obrigatórios ou recomendáveis, para a definição de necessidades de treinamentos do Módulo Treinamento e Desenvolvimento.
- Experiência Profissional: Permite informar a exigência mínima de experiência profissional no mesmo ou em outro Cargo e Função solicitado, que pode ser considerado como requisito num processo de seleção de candidatos do Módulo Recrutamento e Seleção.
Exemplo:
A guia Itens de Desempenho somente será habilitada quando existir algum fator do tipo Itens de Avaliação.
Nesta guia serão definidas, através do Módulo Avaliação de Desempenho, os itens que irão compor a Avaliação de Desempenho do Cargo ou Função.
Assista a videoaula e veja na prática funcionalidade da tabela de fatores.
2. Dados do Descritivo
Os descritivos podem ser incluídos na tabela de Cargos ou Funções.
No Módulo de Treinamento e Desenvolvimento, acesse:
- Para o Cargo - o Menu: Arquivo > Tabelas do Treinamento > Cargos.
- Para a Função - o Menu: Arquivo > Tabelas do Treinamento > Funções.
Na guia Cadastramento das Tabelas Cargos e Funções, o campo Plano indica a estrutura do descritivo criada no momento da abertura da primeira revisão deste.
Esta será sugerida na guia Descritivo, de acordo com os fatores cadastrados no Plano de Cargos e Funções para a revisão do Perfil do Cargo e Função.
Saiba como definir esta estrutura prévia em Plano de Cargos e Funções.
Para incluir o descritivo, acesse a respectiva guia e crie uma Revisão.
A Revisão de Descritivos determina a data em que o perfil do Cargo e Função foi descrito ou alterado.
O sistema guarda todas as atualizações dos perfis, desde que sejam criadas novas revisões. Estas seguem numeração sequencial e são determinadas pelo usuário.
A primeira revisão tem como sugestão a data 01/01/1900.
Exemplo:
Após a inclusão da revisão, deve ser selecionados os fatores definidos para a estrutura do descritivo. Após, realizar a digitação das informações solicitadas, conforme o tipo escolhido para o fator.
2.1. Revisão do Descritivo
A inclusão de uma nova Revisão do Descritivo do Cargo ou Função normalmente ocorre quando existem alterações significativas para o perfil.
Os Processos relacionados aos fatores, como os itens para a Avaliação de Desempenho ou Cursos necessários, são identificados pelo sistema pela revisão mais atual do descritivo. Deste modo, as informações de cada revisão não são cumulativas.
2.2. Ajuste na data da Revisão
Se a revisão foi incluída com data incorreta, poderá ser atualizada clicando no ícone Transfere data da Revisão.
E, para fazer a exclusão, basta clicar no ícone Excluir do seguinte modo:
REGISTRO DE EXCLUSÃO |
OPÇÃO |
Fatores ou dados |
Opções sugeridas. |
Revisão inteira ou numeração |
A revisão e todos seus fatores |
Exemplo:
3. Relatórios do Descritivo de Cargos ou Funções
Os modelos de relatórios do descritivo de Cargo e Função são definidos no programa Descritivo de Cargo/Função (RHPR8310).
Neste programa é definido se o descritivo será impresso a partir da tabela de Cargo e Função ou do Modelo 1 e 2.
Caso queira configurar as 4 opções de visualização do relatório, no cadastramento de relatórios faça a duplicação do relatório com as opções desejadas.
No Módulo Treinamento e Desenvolvimento, acesse:
- Para o Cargo - o Menu: Arquivo > Tabelas do Treinamento > Cargos.
- Para a Função - o Menu: Arquivo > Tabelas do Treinamento > Funções.
Na tela do Cadastro do Cargo ou Função, clique no ícone Visualizar Impressão e selecione um dos modelos.
Na tela do cadastramento de Cargos, Modelo 1 e 2:
Na tela do cadastramento de Funções, Modelo 1 e 2:
Ao selecionar um Modelo, será exibida na tela Opções do Relatório, para definir a visualização ou impressão do relatório.
Opções da tela:
GUIA/CAMPO |
PREENCHIMENTO |
Fatores |
Fatores impressos. |
Seleção |
Conteúdo do relatório. |
Geral |
Outros itens impressos. |
Local para Assinaturas |
Título impresso no campo para assinaturas. |
Após estas definições, clique no botão Iniciar Impressão.
Exemplo:
Assista a videoaula e veja na prática a estruturação do descritivo de cargos e funções.