Durante o envio de eventos, pode ocorrer o erro "301 - Código de erro: 301.3", ou o erro 408 - "Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema do CNPJ/CPF", conforme imagem abaixo:
Ambos os erros se tratam de uma falha temporária ou falha não catalogada no envio dos lotes no site do eSocial.
Orientamos que aguarde e realize o reenvio dos eventos mais tarde. Veja logo abaixo como reenvia-los.
Na Página Oficial do eSocial, há um material explicativo sobre o assunto, neste link: Erro 301. O que fazer?
Também acompanhe através do semáforo eSocial.
Caso os eventos demorem para ser enviados, registre no site do eSocial, abrindo um chamado com eles através deste link: Chamado site eSocial erro 301.
Como Reenviar Eventos Rejeitados com o Código de Erro 301.3
Para reenvio dos eventos, deve-se observar o tipo de evento que está sendo reenviado, pois as tratativas serão diferentes:
1. Se forem eventos da fase 1 (evento de tabela) e 2 (eventos não periódicos): Reenvie o evento rejeitado no Gerenciador de Eventos, clicando ao lado do campo Data de Geração e no botão Reenviar;
2. Se forem eventos de geração mensal, como S-1200, 1210, 1250, 1260, 1280 e 1300, deve-se realizar a exclusão dos eventos mensais e realizar novamente a geração dos eventos mensais:
Como Realizar Exclusão dos Eventos Mensais
Como Fazer a Geração dos Eventos Mensais
3. Se forem eventos de fechamento mensal como S-1299 ou S-1295, basta realizar novo fechamento para substituir o evento que está rejeitado (este constará como aceito ao realizar o processo novamente).
S-1295 – Solicitação de Totalização para Pagamento em Contingência (caso seja um S-1295) ou
S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos (se for S-1299)
4. Monitore o retorno do evento aceito conforme artigo: Como Monitorar os Eventos do eSocial.