No módulo Folha de Pagamento, ao realizar a consulta dos eventos rejeitados em eSocial/Gerenciador de Eventos/Situação: Rejeitado, conforme abaixo: Como Visualizar a Descrição de um Evento Rejeitado no eSocial podem ocorrer inconsistências como:
"750 - O período de validade do item não pode ser diminuído, pois este item está sendo utilizado em outro evento já enviado."
Este erro ocorre quando ocorre inversão no envio dos eventos de tabela na hora do processamento dos lotes (envio de um evento com validade antiga antes de um com validade mais atual) e geralmente temos dois eventos rejeitados: um com a operação constando como "alteração" e outro como "inclusão".
Solução:
1. Reenvie o evento (clicando no campo ao lado da data e em seguida no botão Reenviar) rejeitado que consta como "Operação 02- Alteração";
2. Aguarde a aceitação do evento consultando o retorno do mesmo na situação de "aceito" conforme este artigo: Como Monitorar os Eventos do eSocial;
3. Reenvie o evento rejeitado que consta como "Operação 01- Inclusão";
4. Aguarde a aceitação do evento consultando o retorno do mesmo na situação de "aceito".
5. Caso a solução dos itens 1 à 4 continuar trazendo os eventos como rejeitado siga os passos abaixo.
6. Acesse no menu Arquivo > Tabelas Diversas > Tabelas para Cálculo da GPS/SEFIP > Parâmetros da GPS/SEFIP.
6.1. Inclua uma nova validade para cada competência em que o S-1005 foi rejeitado.
6.2. Reabra o evento mensal, caso o mesmo estiver fechado.
6.3. Exclua o evento mensal da competência, filtrando somente uma pessoa do estabelecimento com S-1005 rejeitado.
6.4. Gere o evento mensal da competência, filtrando somente uma pessoa do estabelecimento com S-1005 rejeitado.
6.5. Efetue o Fechamento Mensal da competência da empresa.
6.6. Após efetue a conferências dos valores da DCTFWeb.