Situação
Quando um colaborador tenta registrar marcação no relógio de ponto ou cadastrar uma digital, pode ocorrer a mensagem de erro "Matrícula não Registrada" ou "Credencial não cadastrada".
Solução
1. Envio de crachá: Verifique se, ao enviar o colaborador para o relógio, o campo destacado está marcado.
2. Leitores Biométricos: Verifique se o coletor é biométrico, conforme mostrado abaixo.
3. Crachá Cadastrado: Verifique se o colaborador possui um crachá cadastrado no Sistema Metadados, conforme o artigo Como Registrar Crachás.
4. Atualização de pessoas: Envie o colaborador para o relógio, seguindo os passos do artigo: Como Enviar Pessoas/Contratos para o REP.
5. Código do crachá: Verifique se o código digitado no equipamento é o mesmo que foi enviado ao coletor:
No exemplo acima, deve-se digitar como credencial o código 4. Se digitar algo antes ou depois dará o erro de credencial não cadastrada.
Só digite algo antes ou depois se for a orientação do suporte do equipamento.
6. Outras situações - Coletores Dimep:Os REPs modelo DIMEP podem ser configurados para não aceitar registros de marcações utilizando o crachá (credencial). A pessoa só consegue registrar se o REP tiver o registro da credencial (crachá).
Para conferir a existência do cadastro da Credencial e/ou as configurações do REP, siga estes passos. Se necessário, contate o suporte do equipamento para auxiliar no acesso e conferência.
5.1 Acessar o REP utilizando o SDK do fabricante. Verificar se no coletor em questão existe o registro da Credencial. Se não houver, ao tentar registrar a marcação utilizando o crachá, aparecerá a mensagem "Credencial não Cadastrada" no visor do REP.
5.2 Se ao tentar incluir a credencial diretamente pelo aplicativo ocorrer um erro (veja print abaixo), isso indica que o REP está configurado para não aceitar marcações com a utilização do crachá (credencial).
5.3 Verifique as configurações do REP. Se necessário, acione o suporte técnico do equipamento para providenciar a correção.
6. Repita o processo de registro da marcação ou cadastro da digital.
Se o erro persistir, entre em contato com o suporte do equipamento.