Devido a pandemia causada pelo COVID-19, muitas empresas optaram por lançar as faltas como débito de banco de horas.
Caso você ainda não possua um banco de horas, é necessária Contratação de Serviço para a criação.
Se você já possuir um banco cadastrado no sistema, antes de realizar qualquer ajuste, verifique O que Não Pode ser Alterado no Cadastro do Banco de Horas. Após, siga os passos abaixo para lançamento do débito de Banco de Horas:
1. Você pode utilizar o evento de débito de banco de horas que já possui ou criar um evento específico para esta finalidade.
1.1. Para cadastro de evento específico, siga os passos do artigo Como Cadastrar Eventos de Apuração do Ponto. Orientamos que copie as informações do evento de débito de banco de horas já existente.
1.2. Repita o processo, criando um evento de fechamento, copiando as informações do evento de fechamento de Banco de Horas Negativo já existente.
1.3. Após a criação dos eventos, será necessário cadastrá-los no banco de horas. Acesse o menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Banco de Horas.
a) Na Guia Eventos que subtraem (Débitos), adicione os eventos criados no banco de horas:
Observação: Este evento de fechamento não estará parametrizado para o envio para folha de pagamento. Ao fechar, você pode optar por descontar ou transferir o saldo para o próximo período de banco, até que sejam concluídos os 18 meses previstos na legislação. Abra um chamado solicitando o ajuste de sua preferência.
2. Crie a programação especial, seguindo os passos do artigo Como Realizar Programação Especial.
2.1. Lembre-se de escolher o evento de débito de banco de horas e marcar para deduzir das faltas.
Exemplo Programação Especial Individual:
Exemplo Programação Especial Coletiva:
3. Parametrize os novos eventos criados para serem exibidos no acerto de ponto, conforme instruções do artigo RHPR2000 | Como Ajustar Informações no Espelho Ponto.