1) Regra Geral
Para incluir a regra geral do acesso, acesse o menu Arquivo / Diretrizes / Opções de Acesso.
Na guia Geral, deve-se definir a regra geral que será utilizada para o cálculo do acesso.
Esta poderá ser:
LIBERADO |
BLOQUEADO |
NÃO UTILIZADO |
|
|
|
Exemplo:
Confira os tipos de controle:
- Acesso após experiência: Determina se o acesso do funcionário deve ser bloqueado ou liberado após o término do contrato de experiência.
Caso a Regra Geral do acesso seja Liberado, podem ser controlados os contratos com período de experiência a vencer, utilizando a regra específica Acesso após experiência.
Exemplo: Caso o gestor não tenha sinalizado ao RH a efetivação do colaborador, no dia seguinte ao término do período da experiência seu acesso será bloqueado. Neste caso o RH será acionado para regularizar a situação do contrato.
- Tempo p/ geração automática do acesso: Quantidade de horas que será utilizada para a geração automática do acesso.
Recomenda-se que o acesso seja gerado para um período futuro de 10 dias, logo, 240 horas.
Esta configuração está diretamente relacionada com a diretriz do operador:
Gerar o acesso automaticamente ao realizar alguma programação
Significa que, quando o operador realiza alguma programação para o Contrato no módulo Frequência e esta envolve alguma permissão de bloqueio ou liberação, no módulo de Acesso será realizada a geração automática deste acesso para o período informado na regra geral.
Exemplos de programações integradas: substituição de datas, troca de horário ou escala, férias e afastamentos. Para configurar esta diretriz, acesse o menu Arquivo / Diretrizes / Diretrizes do Operador.
Tempo p/ devolução do crachá visitante: Quantidade de horas para o bloqueio do crachá de visitante, após o devido acesso.
Exemplo: Se definir que o crachá fica ativo por 12h e algum visitante sair da empresa e não devolvê-lo, será desativado automaticamente.
Logo, se o visitante tentar acessar a empresa no dia seguinte, o crachá não estará mais ativo e bloqueará o acesso desta pessoa. Na guia Mensagens, parametrize as mensagens personalizadas de liberação ou bloqueio de acesso nos coletores. As mensagens são exibidas no coletor quando a Pessoa efetuar a marcação.
Exemplos:
- Acesso Liberado
- Horário Bloqueado
- Dirija-se ao RH
- Crachá Inválido
- Bloqueio de Férias
- Bloqueio por Crédito
- Bloqueio por Consumo
- Bloqueio por Reserva
Estas mensagens somente serão usadas para os coletores que possuem esta integração com o SIRH Metadados. A exemplo, coletores dos fornecedores DIMEP e Henry.
Para cadastrar as mensagens dos coletores, acesse o menu Arquivo / Tabelas Gerais / Mensagens dos Coletores. Exemplo:
As mensagens personalizadas dos coletores informarão ao funcionário se a marcação foi aceita ou não ao efetuar a marcação no coletor. Em seguida, preencha os dados solicitados e clique no ícone Salvar da barra de ferramentas. Exemplo:
2) Controle de Acesso para Créditos
O controle de acesso para créditos possibilita limitar a quantidade de vezes que a Pessoa tem permissão para passar por um coletor em determinada faixa de horas. Portanto, cada registro de acesso é um crédito consumido.
Para incluir esta regra, acesse o menu Arquivo / Diretrizes / Opções de Acesso. Configure as opções desta regra:
CAMPO |
PREENCHIMENTO |
Utiliza controle de acesso para créditos |
Marcado ou Desmarcado. |
Caso existam regras por créditos sobrepostas considerar a |
Depende se a opção do uso do controle de acesso para créditos estiver marcada. Informe:
Significa que se existir mais de uma regra de créditos para o Contrato, é possível considerar a que tem o maior ou menor número de créditos. |
Exemplo:
Considerando que a empresa tenha refeitório e os colaboradores não saiam para almoçar.
- Cancela eletrônica do estacionamento: possível passar 2 vezes por dia entre o horário das 06h às 22h.
- Catraca do refeitório de consumo: possível passar 1 vez por dia no horário das 11h30 às 13h.
Inclua os Grupos de Créditos, acessando o menu Arquivo / Tabelas de Acesso / Grupos de Créditos. Informe os seguintes campos:
CAMPO |
PREENCHIMENTO |
Grupo de Crédito |
Código definido pelo usuário. |
Descrição |
Identificação do grupo. |
Coletor |
Selecionar coletor que será controlado por créditos. Pode haver vários Coletores com a mesma regra, sendo relacionados no mesmo Grupo. |
Função |
Função do coletor para controle do crédito. |
Exemplo:
Logo após, inclua as Regras de Créditos, acessando o menu Arquivo / Tabelas de Acesso / Créditos. E informe os seguintes campos:
CAMPO/QUADRO/GUIA |
CONTEÚDO |
Código |
Código definido pelo usuário. |
Data de Início e de Término |
Data de início e de término, caso houver, da regra. |
Grupo de Créditos |
Vinculação do Grupo de Créditos previamente cadastrado. |
Faixa Inicial e Final |
Faixa de horas inicial e final da validade da Regra. Podem ser por:
|
Créditos |
Quantidade de Créditos. |
Contratos que utilizam o refeitório |
Escolha um dos seguintes filtros para a Regra:
|
Escalas do Dia |
Nesta guia, você pode determinar o grupo de escalas para controle de créditos. Contudo, este controle deve ser usado com precaução, visto que a cada alteração nas escalas esta configuração deve ser revista. |
Exemplo:
3) Regra Antidupla
A regra antidupla permite bloquear acessos dobrados no mesmo sentido, exigindo que para cada entrada haja uma saída. A forma de validação (início e término da verificação) pode ser por dia ou por jornada. Para incluir esta regra, acesse o menu Arquivo / Diretrizes / Opções de Acesso. E selecione a opção Utiliza controle de anti-dupla:
Para configurar o grupo de controle antidupla, acesse o menu Arquivo / Tabelas do Acesso / Grupos de Antidupla. E preencha os campos:
CAMPO |
PREENCHIMENTO |
Grupo de Antidupla |
Código definido pelo usuário. |
Descrição |
Identificação do grupo. |
Coletor |
Selecionar coletor que será controlado por antidupla. Pode haver vários Coletores com a mesma regra, sendo relacionados no mesmo Grupo. |
Função |
Função de entrada e saída para o coletor. |
Exemplo:
Após, inclua as configurações de cada grupo cadastrado. Acesse o menu Arquivo / Tabelas do Acesso / Antidupla. Em seguida, informe os seguintes campos:
CAMPO/QUADRO/GUIA |
CONTEÚDO |
Código |
Código definido pelo usuário. |
Data de Início e de Término |
Data de início e de término, caso houver, da regra. |
Grupo de Antiduplas |
Vinculação do Grupo de Antidupla previamente cadastrado. |
Tipo de Controle |
Opções:
|
Tempo para reentrada |
Informe o tempo em minutos. |
Contratos que utilizam o refeitório |
Escolha um dos seguintes filtros para a Regra:
|
Opções |
|
Escalas do Dia |
Na guia Escalas do Dia, você pode determinar o grupo de escalas para controle do antidupla. Contudo, este controle deve ser usado com precaução, visto que a cada alteração nas escalas esta configuração deve ser revista. |
Exemplo:
Exemplo: Terceiro acessou a empresa registrando neste momento sua entrada.
Seu próximo registro somente poderá ser de saída, visto que o sistema não permitirá uma nova entrada sem ter o registro da saída anterior, dentro do período configurado para o tipo de controle antidupla.
O controle de antidupla não pode ser utilizado em coletores por leitura biométrica e que utilizem sentido duplo (entrada e saída). Logo, somente para coletores que possuem sentido único de acesso (entrada ou saída).
4) ACESSO POR HORÁRIOS
Verifique o artigo Como Parametrizar Acesso por Horários.
5) Acesso por Tipo de Dia
TIPO DE DIA |
MENSAGEM |
Férias |
Bloqueio em Férias |
Outros de Ocorrência (Afastamentos) |
Bloqueio em Afastamento |
Domingos e Feriados |
Horário Bloqueado |
Para cadastrar, acesse o menu Arquivo / Tabelas de Acesso / Regras de Acesso por Tipo de Dia.
Em seguida, informe os dados solicitados e clique no ícone Salvar da barra de ferramentas.
CAMPO/QUADRO/GUIA |
CONTEÚDO |
Regra de Acesso por Tipo de Dia |
Código definido pelo usuário. |
Descrição |
Identificação da regra. |
Forma de Seleção |
Escolha um dos seguintes filtros para a Regra:
|
Tipo de Dia, Libera / Bloqueia / Mensagem |
Selecione o tipo de dia, o controle de acesso e a mensagem de bloqueio. Os tipos de dias relacionados são fixos do sistema. Já as mensagens são personalizadas e devem estar previamente cadastradas no Menu: Arquivo / Tabelas Gerais / Mensagens dos Coletores. |
Exemplos:
5.1) O acesso à empresa em domingos e feriados é bloqueado a todos os funcionários, com exceção do Centro de Custo Produção que tem liberação total de horas extras nesses dias.
5.2) O acesso à empresa é bloqueado se o colaborador estiver em férias ou afastado.
6) Acesso por Fórmulas
EVENTO |
PROCEDIMENTO |
H201 - Funcionários que faltaram ao trabalho no dia anterior |
Os funcionários deverão dirigir-se ao RH antes de marcar o ponto para justificar a sua ausência. |
H202 - Funcionário chegou com mais de 15 minutos de atraso |
O funcionário deverá dirigir-se ao RH para justificar o seu atraso. |
H141 – Funcionário com mais de 3h extras no dia anterior |
A entrada em atraso é liberada em função da interjornada. |
Para cadastrar, acesse o menu Arquivo / Tabelas de Acesso / Regras de Acesso por Fórmula.
Em seguida, informe os dados solicitados e clique no ícone Salvar da barra de ferramentas.
CAMPO/QUADRO/GUIA |
CONTEÚDO |
|
Regra de Acesso |
Código definido pelo usuário. |
|
Descrição Descrição Reduzida |
Identificação da regra. |
|
Data de Início e de Término |
Data de início e de término, caso houver, da regra. |
|
Forma de Seleção |
Escolha um dos seguintes filtros para a Regra:
|
|
Fórmulas |
Informe a expressão aritmética usando os Eventos de Apuração do Ponto, a condição e o nº de horas. Identifique se a regra deve ser aplicada ao cálculo do dia: atual ou anterior. Selecione o tipo libera/bloqueia e a mensagem. As mensagens são personalizadas e devem estar previamente cadastradas no Menu: Arquivo / Tabelas Gerais / Mensagens dos Coletores. |
Exemplo: O acesso à empresa é bloqueado quando o funcionário computou 02h ou mais de faltas na apuração do ponto do dia anterior ou na jornada atual.
7) Listas de Supervisores ou Crachá Mestre
Dependendo da marca e modelo do coletor do fornecedor, é possível criar lista de supervisores e crachás mestres; identificados por código de crachá e senha. Estas listas têm por finalidade habilitar funções do equipamento somente para um grupo com privilégios de permissão.
Logo, estas estão intrinsicamente ligadas às configurações do próprio equipamento.
7.1) Lista de Supervisores
Para configurar a lista de supervisores, acesse o menu Arquivo / Tabelas Gerais / Listas de Supervisores.
Exemplo: Fazer uma manutenção no equipamento para mudar o código de IP do coletor.
7.2) Lista de Crachá Mestre
Para configurar a lista de crachá mestre, acesse o menu Arquivo / Tabelas Gerais / Lista de Crachá Mestre.
Exemplo: Fazer a liberação de funcionários com acesso bloqueado.
8) Listas de Acesso por Coletor
Para cadastrar as Regras de Acesso por Coletor, acesse:
> Menu: Programações / Regra de Acesso.
Em seguida selecione o Contrato ou Terceiro, preencha os dados solicitados para criar uma regra específica de bloqueio ou liberação e clique no ícone Salvar da barra de ferramentas.
Exemplo: No período de 01/06/2015 a 30/06/2015, o funcionário estará com o acesso ao coletor 0005 liberado.