Veja Como Enviar os Eventos do eSocial.
Programas ou Relatórios / Rotinas Especiais:
- Gerenciador de Eventos
Menus ou Localização:
Acesse o Menu: ES > Gerenciamento > Gerenciador de Eventos.
Implementação:
Para possibilitar o acompanhamento dos eventos gerados e enviadas ao eSocial, foi implementado Gerenciador de Eventos, onde o usuário poderá realizar a pesquisa por:
- Evento: neste filtro será possível selecionar a opção “Todos”, “Iniciais e de Tabela” , “Não Periódicos”, “Periódicos” e os eventos em específico. Por padrão sempre virá selecionada a opção “Todos”;
-
Situação: neste filtro estarão disponíveis as opções “Transmissão autorizada”;
“Transmitido (Aguardando retorno do eSocial)”;
“Aceito” e “Rejeitado”. Por padrão sempre virá selecionada a opção “Transmissão Autorizada”.
Estas opções serão filtros compostos e deverão filtrar da seguinte maneira:
* Transmissão autorizada: indica que o evento foi gerado e está aguardando para que o serviço do eSocial faça o seu envio (considera SituacaoeSocial = '02' e Registro ExcluidoeSocial = '0');
* Transmitido (Aguardando retorno do eSocial): indica que o evento já foi enviado ao eSocial e está aguardando um retorno informando se foi Aceito ou Rejeitado (considera SituacaoeSocial = '03' e SituacaoProceSocial = null RegistroExcluidoEsocial = '0' ;
* Aceito: indica que o evento foi enviado e já está Aceito pelo eSocial (considera SituacaoeSocial = '03' e SitucaoProceSocial = '1' e RegistroExcluidoEsocial = '0');
* Rejeitado: indica que o evento foi enviado e foi Rejeitado pelo eSocial (considera SituacaoeSocial = '03' e SitucaoProceSocial = '2' e RegistroExcluidoEsocial = '0');
* Excluído: indica que o registro foi excluído (considera RegistroExcluidoEsocial = '1'). A opção Excluído irá prevalecer sobre as demais opções.
- Início da Geração e Término da Geração: poderá ser pesquisado por Data em que o evento foi gerado. Estes dois filtros não têm preenchimento obrigatório.
Também será possível aplicar Filtro Avançado com informações específicas para cada evento que está sendo consultado, acionando o botão chamado “Sem Filtro”.
Para visualizar informações constante no evento com mais detalhes, basta selecionar um dos registros retornados na consulta e acionar o botão “Visualisar” ou ainda, apenas dar clique duplo no registro. Por exemplo:
Caso um dos eventos gerados tenha sido Rejeitado pelo eSocial, ele pode ser reenviado novamente.
Para isso, basta selecionar o evento retornado na consulta marcando a Flag () no início da descrição do evento e acionar o botão “Reenviar” que está disponível na parte inferior da tela.
Entenda também eSocial - Hierarquia no envio dos eventos e eSocial Módulo: Alerta da Monitoração do Serviço.