Este artigo apresenta o processo de instalação, desinstalação e dicas para solucionar erros durante a instalação do Serviço Metadados - Acesso Coletores.
Requisito
- .NET Framework 4.0 instalado.
Sobre o Serviço
O Serviço Metadados - Acesso Coletores é responsável pela integração com os seguintes equipamentos:
- Coletor de Reservas Henry Primme SF
- Catraca Top Data Revolution
- Catraca Control ID Block
- Catracas Zkteco
Passo a Passo de Instalação
1. Executar o instalador
- Localize o arquivo InstalacaoAcessoColetores.exe na pasta RHSIS do sistema Metadados.
- Execute o programa.
2. Configurar o Banco de Dados
- Na guia Configurações de Banco de Dados, informe os dados de conexão com o banco Metadados.
- Para conexões Oracle:
- Deixe o campo Base em branco.
- Copie o conteúdo do campo Database do MDE.exe e cole no campo Servidor.
3. Configurar a instalação do serviço
- Na guia Instalar Serviço, informe:
- Diretório do Framework
- Diretório do Sistema
4. Definir Autenticação do Serviço
- É necessário utilizar um usuário com perfil Administrador.
- Informe:
- Domínio
- Usuário
- Senha
5. Finalização
- O usuário e a senha informados serão vinculados ao serviço Metadados - Acesso Coletores.
📌️ Observação: os logs de conexão são gravados no arquivo AcessoColetoresLog.txt, localizado na pasta /rhsis.
Se a Instalação Não Funcionar
1. Abra o Prompt de Comando (CMD) como Administrador.
2. Verifique o local onde está instalado o programa InstalUtil.exe.
- Caso não localize, é possível que o .NET Framework não esteja instalado.
3. Execute o comando no formato:
4. Pressione ENTER.
5. Informe:
- Domínio\Usuário (preferencialmente administrador)
- Senha
- Confirme a senha.
6. Clique em OK.
☑️ Se tudo estiver correto, será exibida a mensagem de instalação concluída com sucesso.
Dicas para Erros Comuns
Erro 1
GetNovoNroSeq1Integracao: Classe de integração não pode ser criada.
Solução
- Geralmente está relacionado à falha de conexão com o banco de dados.
- Verifique os parâmetros de conexão informados no instalador.
Erro 2
Ocorreu uma exceção durante a fase de instalação do serviço Acesso Coletores. Não foi feito o mapeamento entre a conta e as identificações de segurança.
Solução
- Confirme se o Domínio foi informado corretamente.
- Confira se usuário e senha estão corretos.
- Execute a instalação como Administrador.
- Caso tenha dúvidas, solicite apoio da equipe de TI.
Leia também:
Como Desinstalar o Serviço Metadados Acesso Coletores.