O controle de acesso para os funcionários é baseado nos seguintes itens:
ITEM |
EXPLICAÇÃO |
Horário de Acesso |
Configuração geral do acesso: Faixa liberada ou bloqueada. |
Situação do Cadastro |
Configuração do acesso por Tipo de Dia. |
Tipo de Dia |
Configuração para os dias diferentes de trabalho, como: Compensado, Repouso, Feriado, Férias e Afastamentos. É possível colocar o tipo do dia como liberado ou bloqueado. |
Status do Crachá |
O campo é obrigatório mesmo que se utilize biometria, pois a digital vai sempre estar vinculada ao crachá. Logo, se o Contrato não tiver um crachá ativo, estará bloqueado. |
Grupo de Acesso |
Definição de quais coletores o Contrato terá acesso. Pode haver vários grupos de acesso definidos por: empresa, unidade, setor, centro de custo, entre outros. |
Fórmula de Acesso |
Pode ser criada para bloquear o acesso por algum evento gerado no dia anterior. Exemplo: falta não justificada. |
Liberação de Horas Extras |
Utilizado se a empresa adotar a liberação do Contrato fora do horário de trabalho para execução de hora extras. Devem-se, então, registrar as autorizações de horas extras. |
Programação de Acesso |
Pode-se bloquear ou liberar o Contrato informando a data inicial e de término e a hora inicial. |
Geração de Acesso |
O campo é obrigatório para gerar as listas de consulta dos equipamentos nas tabelas de acesso. Sempre que for realizada alguma alteração no Contrato, gere o acesso para atualizar as tabelas. Inclusive, existe a Diretriz do Operador para este fim: Gerar o Acesso Automaticamente a cada alteração. Consulte o capítulo anterior Gerando o Acesso. |
Desta forma, o Contrato será liberado quando estiver com os itens acima devidamente parametrizados. Caso contrário, será bloqueado. Para o melhor entendimento, confira este exemplo:
O Contrato está Ativo e com a faixa de horário de acesso das 7h15 às 18h15 e está tentando acessar a empresa às 7h na segunda-feira com o crachá nº 100.
O sistema vai verificar, nesta ordem:
- Situação
- Crachá
- Faixa do Horário
Logo, se depois das verificações for notificado que o acesso está fora da faixa de horas, o crachá será bloqueado. Todavia, o sistema verifica se o Contrato possui autorização de horas extras ou programação de acesso.