Situação:
No Módulo Folha de Pagamento, após monitorar o retorno dos eventos rejeitados no Menu: eSocial > Gerenciador de Eventos, pode ocorrer a seguinte inconsistência:
"O evento somente será aceito após a data da obrigatoriedade do empregador ao eSocial. Para confirmar a data da obrigatoriedade do empregador, verifique o cronograma disponível no site https://portalesocial.gov.br/."
Isso pode ocorrer por dois motivos:
Causa 1:
O evento foi gerado com uma versão do Sistema que contemplava Cronograma antigo do eSocial, que atualmente segue este calendário: Confira o Cronograma do eSocial para 2020.
Solução 1:
1. Atualize o sistema para nova versão que considere o novo cronograma para não gerar mais eventos fora da fase da Empresa, conforme este artigo Como Atualizar o Sistema Metadados.
2. Em seguida abra um chamado com a equipe de Suporte para exclusão dos eventos rejeitados.
Causa 2:
O Grupo da Empresa não está de acordo com o que consta no eSocial, conforme o artigo Como Consultar a Obrigatoriedade ao eSocial e a DCTFWeb.
Solução 2:
1. Abra um chamado com a equipe de Suporte para correção de Grupo informado ao eSocial.