É possível simular o fechamento do Banco de Horas e verificar os valores/horas que serão pagos na Folha de Pagamento seguindo as configurações abaixo.
1. Criação de Eventos (se necessário)
Cada percentual de hora extra deve ter um evento de horas e outro de valor para a simulação.
Exemplo:
- Se o banco tem créditos de 50% e 100%, é necessário criar:
- Um evento para simular as horas dos créditos de 50% (tipo horas) e outro para listar os valores do fechamento de 50% (tipo valor).
- Um evento para simular as horas dos créditos de 100% (tipo horas) e outro para listar os valores do fechamento de 100% (tipo valor).
Se houver mais de um evento com a mesma finalidade (por exemplo, crédito de 50%), pode-se reutilizar o evento já criado.
Exemplos de Eventos:
- Evento do Tipo Horas:
- Evento do Tipo Valor:
2. Simulação de Fechamento do Banco de Horas
2.1 Configuração dos Eventos de Simulação
Após criar os eventos, configure-os conforme descrito abaixo:
- Evento Simulação Horas: informe o evento criado para horas.
-
Mult. Simul.: informe o multiplicador correspondente ao percentual de horas extras ou negativas.
- Hora extra 50%: multiplicador 1,5
- Hora extra 100%: multiplicador 2,0
- Horas negativas: multiplicador 1,0
- Evento Simulação Valor: informe o evento de valor.
Se os eventos precisarem ser incluídos no banco de horas ao fechar, o sistema habilitará uma tela onde deve ser informado SIM.
Exemplo de Cálculo:
- Valor hora do colaborador: R$ 8,00
- Horas extras a 50%: 100 horas
- Horas extras a 100%: 100 horas
- Horas negativas: 50 horas
Cálculo:
- 100 × (8 × 1,5) = R$ 1.200,00 (Horas extras a 50%)
- 100 × (8 × 2,0) = R$ 1.600,00 (Horas extras a 100%)
- 50 × (8 × 1,0) = R$ 400,00 (Horas negativas)
Resultado Final:
- Total horas extras: R$ 1.200,00 + R$ 1.600,00 = R$ 2.800,00
- Desconto horas negativas: R$ 400,00
- Valor líquido final: R$ 2.400,00
2.2 Realização da Simulação
Acesse o menu: Apuração > Simulação de Fechamento de Banco de Horas.
- Clique em Incluir para adicionar uma nova simulação.
- Seleção de Contratos: permite aplicar filtros para contratos específicos.
Opções de Seleção:
- Banco de Horas: informe o banco desejado.
- Data da Simulação e Data de Lançamento: ambas devem ser iguais e não podem ser futuras.
-
Tipo de Fechamento: escolha uma das três opções abaixo:
- Horas Remanescentes: define saldo que permanecerá no Banco de Horas e simula a diferença.
- Percentual de Fechamento: simula com base em um percentual do saldo total.
- Horas de Fechamento: determina um valor exato de horas para simulação.
.
2.3. Consulta da Simulação
Após a simulação, é possível:
- Visualizar os resultados na tela.
-
Emitir um relatório configurado no programa RHPR2020 para configurar os eventos de simulação de fechamento.
3. Fechamento do Banco de Horas com Cálculo de Folha de Pagamento Prévia
3.1 Realize o fechamento do banco de horas de forma manual.
3.2 Gere os lançamentos para a Folha de Pagamento e em seguida a exportação.
3.3 No módulo de Folha de Pagamento, calcule uma prévia da folha para visualizar as informações desejadas.
3.4 Após a conferência, para evitar impactos na folha, exclua os lançamentos:
4. Contratação de Serviço
Caso necessário, avalie outras formas de simulação por meio de relatórios ou rotinas específicas através da contratação de um serviço especializado.
⚠️ Importante
O módulo Frequência não calcula:
- Médias salariais;
- Percentual de periculosidade;
- Adicional noturno;
- Impostos e outros encargos;
- Entre Outros.
A simulação considera apenas o valor da hora bruta multiplicado pelas horas. Caso necessário, inclua impostos ou outros valores sem exportar para a folha. Para isso, abra um chamado para avaliação da criação de relatórios, rotinas ou fórmulas.