⚠️ Alteração Obrigatória para Clientes que Utilizam a Assinatura Eletrônica ⚠️
A Assinatura Eletrônica da Metadados está ainda melhor! E para usufruir de todas as vantagens, é preciso realizar, as configurações descritas no passo a passo abaixo:
CLIENTES COM HOSPEDAGEM LOCAL
1. Atualização do Sistema:
Atualize o Sistema - Disponível a partir da versão 4.35.1 em 13/05/2024 ou superior.
2. Recebimento do E-mail:
O responsável pelo RH da sua empresa receberá um e-mail da Unico (remetente robot@acesso.io) com o convite para gerar certificado e chave, conforme imagem abaixo:
Atenção!
- Este link tem validade de apenas 2 (dois) dias, e todas as credenciais de acesso e chaves deste e-mail são geradas apenas uma vez. Sugerimos copiar e colar em um arquivo local (bloco de notas, por exemplo) para não perder essas informações.
- Caso não receba o e-mail, deve ser aberto um chamado para o suporte, que encaminhará novamente.
2.1. Clique em gerar credenciais ou copie o link:
2.2. Informe o número do celular e clicar em Enviar SMS:
2.3. Informe o código recebido por SMS em seu celular:
2.4. De forma automática o site irá fazer um download na sua pasta de download:
2.5. Clique em gerar chaves:
2.6. As credenciais serão disponibilizadas conforme o exemplo abaixo:
* Guarde essas informações.
2.7. Nesta mesma página, na parte inferior, você precisa fazer o download do arquivo conforme destacado:
2.8. Os arquivos gerados no item 2.4 e 2.7 são arquivos de certificado e chave, que terão nomenclaturas conforme exemplo abaixo:
* nomedocliente_a53a0000-6516-44f7-80b5-370d97cfxxxx.cert.pem
* nomedocliente_a53a0000-6516-44f7-80b5-370d97cfxxxx.key.pem
Resumindo, nesse e-mail, você terá 3 (três) credenciais e 2 (dois) arquivos.
3. Enviar Arquivos para a TI:
Cole os arquivos chave e certificado na pasta de instalação do portal.
Por padrão, o Portal RH fica instalado no diretório ([Unidade]:\inetpub\wwwroot\PortalRH).
4. Ajustar os campos no Módulo de Administração do Sistema:
Cadastre as credenciais que foram copiadas no Passo 2 para a área de configuração da Assinatura Eletrônica.
No Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Administração do Portal > Configuração do Portal. No Menu lateral clique em: Portal Núcleo > Meus Documentos.
4.1. Certifique-se de que a opção Utiliza Assinatura Eletrônica esteja marcada:
4.2. Selecione a opção Unico no campo Plataforma para Assinatura:
4.3. Token – Metadados: Não altere a informação que já estará preenchida:
4.4. Cadastre as informações Conta, Tenant e Chave conforme as credenciais salvas no item 2.6.
Importante! As informações precisam ser exatamente iguais, inclusive os hifens (copie e cole para garantir assertividade).
5. Testar:
Realize uma assinatura de teste (o documento poderá ser cancelado posteriormente).
Observação: A partir desta atualização, os documentos receberão carimbo do tempo após a assinatura de todos os responsáveis.
CLIENTES COM HOSPEDAGEM SAAS
Para clientes SaaS, a Metadados fará o passo a passo inicial. Basta dar sequência a partir daqui:
Passo 1:
No Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Administração do Portal > Configuração do Portal. No Menu lateral clique em: Portal Núcleo > Meus Documentos.
1.1. Certifique-se de que a opção Utiliza Assinatura Eletrônica esteja marcada;
1.2. Selecione a opção Unico no campo Plataforma para Assinatura;
1.3. Token – Metadados: Não altere a informação que já estará preenchida;
1.4. Cadastre as informações Conta, Tenant e Chave conforme informado no e-mail recebido pela Metadados.
Importante! As informações precisam ser exatamente iguais, inclusive os hifens (copie e cole para garantir assertividade).
Passo 2:
Realize uma assinatura de teste (o documento poderá ser cancelado posteriormente).
Observação: A partir desta atualização, os documentos receberão carimbo do tempo após a assinatura de todos os responsáveis.
Leia Também:
Clientes que Não Receberam o E-mail para Configurar a Assinatura Eletrônica
Aviso! Não foi possível Localizar o Arquivo que Contêm a Chave de Assinatura
Documentos Assinados na Administração do Sistema não Carregam ou Apresentam Lentidão
Botão "Assinar" Permanece Habilitado Após a Assinatura