Conceito: Este evento registra a admissão de empregado ou o ingresso de servidores estatutários, a partir da implantação do eSocial. Ele serve também para o cadastramento inicial de todos os vínculos ativos pela empresa/órgão público, no início da implantação, com seus dados cadastrais e contratuais atualizados. As informações prestadas nesse evento servem de base para construção do "Registro de Eventos Trabalhistas" - RET, que será utilizado para validação dos eventos de folha de pagamento e demais eventos enviados posteriormente.Deve ser enviado também quando o empregado é transferido de uma empresa do mesmo grupo econômico ou em decorrência de uma sucessão, fusão ou incorporação.
Saiba Quais os Trabalhadores Devem Ser Enviados ao eSocial?
Prazo de Envio: Deverá ser transmitido antes do envio de qualquer evento periódico ou não periódico relativo ao trabalhador.
1. Até o último dia do mês subsequente ao do início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos, ou antes do envio de qualquer outro evento relativo ao empregado.
Importante: No início da utilização do eSocial, se existirem trabalhadores afastados, será enviado o trabalhador com a data e motivo do respectivo afastamento. Não sendo necessário o envio do S-2230.
2. Até o dia imediatamente anterior ao do início da prestação dos serviços para os empregados admitidos a partir do dia seguinte ao início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos ao eSocial.
Após a geração dos Eventos Não Periódicos, ao realizar o cadastro de nova Admissão será automaticamente gerado evento S-2200.
Ao salvar o novo contrato, faça o monitoramento deste evento, acessando o módulo eSocial > Gerenciamento > Gerenciador de Eventos, selecione o evento S-2200.
Valide o retorno do evento pelo eSocial, verificando o Status de Aceito.
Para conferir os dados da Pessoa e Familiar:
1. Para conferir as Pessoas acesse Como Cadastrar Pessoas.
2. Para conferir os Familiares acesse Como Cadastrar Familiares.
3. Para conferir o Contrato acesse:
- Como Cadastrar um Contrato
- Como Cadastrar um Contrato Intermitente
- Como Cadastrar o Trabalhador Cedido
- Como Cadastrar um Menor Aprendiz
- Como Cadastrar um Trabalhador Temporário
- Como Cadastrar um Contrato por Safra
4. Confira no Histórico de Alterações Cadastrais da Pessoa para o eSocial:
Cadastramento > Histórico das Alterações Cadastrais > Da Pessoa
- Este evento registra as alterações de dados cadastrais do trabalhador, tais como: documentação pessoal, endereço, escolaridade, estado civil e contato.
- Deve ser utilizado tanto para segurados empregados quanto para outros trabalhadores sem vínculo de emprego, cuja informação foi enviada originalmente através do evento específico de S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início.
Quando for modificado o conteúdo dos campos do eSocial, será gravada a Alteração Cadastral da Pessoa em suas respectivas variáveis com os mesmos critérios já utilizados neste procedimento.
Portanto, lembre-se de incluir a data certa para o registro das alterações (solicitada no momento da entrada da tela do Cadastramento de Pessoas).
ATENÇÃO! Quando necessário uma retificação do evento de admissão deve-se acessar o cadastro da pessoa/contrato com a data de admissão e alterar a informação desejada, após salvar a alteração o evento de retificação será gerado automaticamente.
Veja tudo que mudou no leiaute simplificado para este evento:
eSocial Simplificado - Cadastro e Geração de Eventos com treinamentos
eSocial Leiaute Simplificado - Geração do evento S-2200 - Cadastramento inicial/Admissão
eSocial Leiaute Simplificado - Alterações no Cadastro de contratos devido ao Leiaute
eSocial Leiaute Simplificado - Alterações no Cadastro de Escalas devido ao Leiaute
eSocial Leiaute Simplificado - Implementação sobre Observações, Descrições e Anotações nos Contratos