Durante o processo de Importação do Ponto, o sistema poderá apresentar uma mensagem de erro, conforme imagem abaixo:
Solução:
Para correção, é importante verificar o código do contrato e, identificar a mensagem de erro destacada na imagem acima. Após a identificação da mensagem, clique no link correspondente abaixo:
- Geração de Marcações Automáticas - Object reference not set to an instance of an object
- Não foi possível identificar o campo 'Tipo de Dia'
- Não foi possível identificar o campo "Unidade/Contrato". É necessário executar o programa "GeraHistContrato.exe"
- Programação Especial - O objeto nulo deve ter um valor
- Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto
- Programação de Autorização de Hora Extra - Exceção do tipo 'System. out of Memory Exception' foi acionada
- ComponentesDeNegocio.ProcessosGerais.CalculoDoDSR - Erro ao ler do leitor de dados do provedor de repositório
- O índice estava fora dos limites da matriz
1. Geração de Marcações Automáticas - Object reference not set to an instance of an object
Este erro pode ocorrer quando a data foi alterada para dispensada no calendário e o colaborador possui o tipo de dia compensado ou repouso no cadastro da escala para esta data.
1.1. Acesse o menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Calendários Regionais
1.1.1. Selecione o calendário desejado e, verifique se há alguma data dispensada:
1.1.2. Altere o tipo para uma das opções de Feriado ou para Dia Ponte/Compensado.
Observação: O tipo de dia poderá ser dispensado somente quando todos colaboradores possuem escala com dia trabalhado na data selecionada. A dispensa exige um cadastro de horário para data.
2. Não foi possível identificar o campo 'Tipo de Dia'
Este erro pode ocorrer nas seguintes situações:
2.1. Quando a Data de Validade da Escala é posterior à Data de Admissão do contrato em questão:
2.1.1. Acesse o menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Escalas
2.1.2. Modifique a data de Validade para uma data antiga. Ex: 01/01/2000
2.1.3. Remova a data final da validade.
Observação: Caso sua Escala seja do "Tipo Revezamento" verifique o artigo Como Realizar a Troca de Horários de Uma Escala de Revezamento.
2.2. Quando houver Programações incorretas para o contrato:
2.2.1. Acesse o menu Apuração > Acertos por Contrato e informe o período do ponto que está sendo calculado.
2.2.2. Recalcule dia por dia com a utilização da tecla F5 até encontrar o dia que está com erro (será apresentada mensagem de erro na tela).
2.2.3. No dia em questão, verifique se há alguma Programação de Horário ou Programação Especial que possa estar incorreta, com falta de informações.
2.2.4. Ajuste-a e recalcule o período do ponto novamente para validar se o erro foi ajustado.
3. Não foi possível identificar o campo "Unidade/Contrato". É necessário executar o programa "GeraHistContrato.exe"
3.1. É necessário executar o aplicativo GeraHistContrato.exe localizado no diretório de instalação do sistema \\servidor\meta\RHSIS.
3.2. Siga os passos do artigo Como Gerar Histórico do Contrato e, após a conclusão, efetue o processo no frequência novamente.
4. Programação Especial - O objeto nulo deve ter um valor
4.1. No módulo frequência, acesse o cadastro de programações especiais, no menu Programações > Programação Especial e, verifique em cada uma delas se existem programações anteriores à data de contratação do colaborador ou, posteriores à data de rescisão.
4.2. Caso existam, efetue a exclusão destas e repita o processo de importação.
5. Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto
Observação: caso no erro apresente informação de cálculo de prorrogação noturna, siga apenas o tópico 5.2.
Observação: caso no erro apresente a informação de geração de marcações automáticas, siga o passo 1 deste material.
5.1. Este erro pode ocorrer pois a Data de Validade da Escala é posterior à Data de Admissão do contrato em questão:
5.1.1. Acesse o menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Escalas.
5.1.2. Modifique a data de Validade para uma data antiga. Ex: 01/01/2000:
Observação: Caso sua Escala seja do "Tipo Revezamento" verifique o artigo Como Realizar a Troca de Horários de Uma Escala de Revezamento.
5.2. Esse erro também pode ocorrer em decorrência da Validade do Sindicato do contrato em questão:
*Todos os vínculos passaram a validar informação de Sindicato na versão 4.28.0. Esta divergência será ajustada em versão futura.
5.2.1. Após identificar o contrato em que ocorre o erro, acesse o cadastro do contrato, no menu Cadastramento > Pessoas e Contratos.
5.2.2. Verifique se o contrato possui um Sindicato vinculado na guia Vínculos. Caso não possua, vincule o Sindicato considerando a data de admissão ou, o primeiro dia do acerto do ponto.
5.2.3. Se o Sindicato estiver vinculado, deve haver uma data de validade informada no cadastro do mesmo. No Módulo Frequência, acesse o menu Arquivos > Tabelas das Pessoas e Contratos > Sindicatos, guia Parâmetros. Informe uma data de validade, bem como revise outros campos de preenchimento que forem necessários.
5.2.4. Após ajustes, siga normalmente com o processo de Recálculo ou Importação das marcações.
6. Programação de Autorização de Hora Extra - Exceção do tipo 'System. out of Memory Exception' foi acionada
6.1. No módulo frequência, acesse o cadastro de programações de autorização de horas extras, no menu Programações > Autorização de Horas Extras e, para o(s) contratos(s) apontados no erro, verifique se existem programações com datas incorretas. Exemplo: 25/06/6020.
6.2. Caso existam, efetue o ajuste das datas e repita o processo de importação.
7. The added or subtracted value results in an un-representable DateTime
7.1. Após identificar o contrato e a data em que ocorre o erro, acesse o cadastro do horário, no menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Horários.
7.2. Verifique na Guia Marcações se existem 4 marcações preenchidas e se estão cadastradas com horários diferentes.
8. ComponentesDeNegocio.ProcessosGerais.CalculoDoDSR - Erro ao ler do leitor de dados do provedor de repositório
8.1. Acesse o menu Apuração > Acerto por Contrato;
8.2. Em período, informe a data de admissão do contrato apresentado no erro até a data atual;
8.3. Verifique se existem períodos do ponto não recalculados:
8.4. Efetue o recálculo do ponto para o período com erros ou, recalcule o ponto a partir do último dia calculado.
9. O Índice Estava Fora dos Limites da Matriz (SQC_Meta: There is no Active Transacion
9.1. Ao visualizar log de erros, é exibida a mensagem "O Índice Estava Fora dos Limites da Matriz", informando código do contrato com erro, conforme imagem abaixo:
9.2. Se o erro estiver ocorrendo para um contrato rescindido, verifique se existem programações ou ocorrências lançadas após a data de demissão.
9.3. Para contratos ativos, siga os passos do artigo Index Was Outside The Bounds Of The Array. - Processo.
Leia Também:
Como Visualizar o Log de Erros na Tela de Importação das Marcações do Ponto